Jogos de ação
Publicidade

Por Lucas Soares, da Redação


O novo jogo da franquia Saints Row teve mais detalhes revelados pela desenvolvedora Volition. O título, que promete gameplay semelhante a GTA, traz como ponto forte a personalização de armas e personagens. Com isso, será possível mudar cor, forma e habilidades especiais do seu avatar. Além disso, jogadores deverão administrar seus empreendimentos no mundo dos crimes para fazer o seu império crescer e prosperar. O game tem lançamento previsto para 23 de agosto de 2022 e chega disponível para PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series S/Series X e PC (Epic Games Store).

Uma das maiores diferenças entre o novo Saints Row e os jogos anteriores é o mapa da cidade, que promete ser o maior de todos, com muitos espaços para explorar. O TechTudo participou do evento de anúncio da gameplay e reuniu os principais detalhes dos personagens, habilidades, armas e carros que estarão disponíveis no lançamento.

Saints Row chega com foco em personalização, e oferece diferentes roupas e armas — Foto: Divulgação/Deep Silver

👉 Qual melhor jogo FPS? Comente no Fórum do TechTudo

Conheça a gameplay

Saints Row conta com uma central administrativa para os The Saints, máfia criminosa pela qual o jogador é responsável. Esse local funciona em uma igreja de visual abandonado, mas que vai melhorando conforme o usuário cumpre as missões. É possível, por exemplo, adicionar objetos como placas e estátuas, entre outras decorações. O espaço tem um mapa onde o jogador acompanha suas missões, além de ter um local para encontrar seus amigos em caso de jogo coop.

Falando em multiplayer, o jogo promete uma experiência interessante com algumas opções disponíveis. Uma delas é a possibilidade de seu amigo pilotar um helicóptero e, com a ajuda de um ímã gigante, carregar seu carro para outros lugares rapidamente. Outra mecânica disponível é planar no ar: os personagens podem, com os braços abertos, 'voar' pela cidade e pegar impulso em prédios e veículos próximos para continuar o voo.

Um detalhe interessante no jogo é o smartphone do The Boss. Além de mostrar as missões disponíveis com o GPS, é possível tirar uma foto para registrar o visual do seu personagem, ver o seu dinheiro disponível, além de habilidades desbloqueadas.

Macacão permite que os jogadores de Saints Row voem — Foto: Divulgação/Deep Silver

Habilidades e combate

Nas habilidades, algumas opções estão disponíveis, como enxergar através da parede, dar socos de fogo e de choque, além de resistir ao fogo. Elas são desbloqueadas conforme o nível de experiência e são interessantes para causar dano maior em inimigos mais fortes, por exemplo.

No evento que o TechTudo foi convidado a participar, foi possível ver que algumas habilidades são cruciais para cumprir missões. Durante o desafio para derrotar a Los Panteros, gangue rival do The Saints, é necessário entrar no quartel-general e eliminar os membros da quadrilha inimiga. No entanto, constantemente o seu personagem, The Boss, é atingido com chamas. Ou seja, habilitar a capacidade de resistência ao fogo nesse caso faz com o que o dano sofrido seja bem menor.

Além de derrotar gangues rivais, é necessário lutar contra policiais enquanto anda pela cidade. Durante as batalhas contra os vigilantes, os jogadores podem pegar os escudos e armas dos inimigos para usá-las em sua própria defesa. Já nos combates diretos, existe um conjunto de golpes combinados (chutes com granadas, série de socos e outros).

O jogador pode usar até oito tipos de armas diferentes no combate. São seis armamentos, entre pistolas, fuzis e metralhadoras, além do soco e uma arma branca, que pode ser uma marreta, por exemplo. É possível aumentar o nível de habilidade das armas, incrementando o dano causado e a precisão dos tiros.

Para derrotar a Los Panteros é necessário encarar o fogo — Foto: Divulgação/Deep Silver

Personagens, armas e carros com visuais únicos

A Volition, desenvolvedora de Saints Row, anunciou o jogo como o mais personalizável da história da franquia e uma referência entre os games de ação nos próximos anos. Isso porque, com o The Boss, é possível aplicar diversas combinações, como trocar várias partes das roupas (luvas, óculos, jaqueta, entre outras) e também colocar tatuagens. Além disso, você pode alterar aspectos físicos do personagem, como formato do corpo, cabelo e boca. Para os que costumam se perder em tantas opções, o game oferece ainda avatares prontos para jogar.

Outro aspecto que chama a atenção são as armas. O jogador pode brincar com as opções disponíveis, que vão desde o material utilizado, estilo de grafite impresso e até a forma do próprio armamento. No evento onde o TechTudo participou, a gameplay mostrou um fuzil em formato de violão, por exemplo.

Jogo conta com diversas opções de customização para o seu personagem — Foto: Divulgação/Deep Silver

Os carros também estão entre os grandes destaques em opções de personalização. Os jogadores podem mudar as cores e fazer upgrades importantes, como evoluir as armas disponíveis no corpo do veículo. É importante ainda fazer melhorias em alguns detalhes dos carros: os pneus, por exemplo, podem ajudar o usuário a "chutar" (empurrar) veículos adversários para fora da pista, uma mecânica nova do game.

Para os momentos de distração, usuários têm alguns passinhos de dança disponíveis. É possível bailar com os NPCs (personagens aleatórios automatizados presentes no jogo) ou com o seu amigo de game.

Administre seu império do crime

O novo Saints Row tem alguns aspectos interessantes de city-buiding, categoria de jogos conhecida pela administração de cidades e prédios. Isso porque você pode usar o dinheiro arrecadado em missões na construção de novos empreendimentos.

Para isso, existem quatorze espaços disponíveis em toda Santo Ileso. O mais interessante é que cada um deles conta com um auxiliar administrativo disponível: o profissional ajuda com dicas e conselhos para fazer o seu negócio prosperar. O sucesso dos seus empreendimentos permite assumir o controle em aspectos importantes da cidade, como distribuição de comida e armas.

Saints Row permite você administrar negócios para aumentar seu poder e influência em Santo Ileso — Foto: Divulgação/Deep Silver

Missões para desbloquear novas possibilidades

The Saints ainda não é uma organização tão conhecida e temida em Santo Ileso, cidade onde se passa o game. Isso significa que você precisa conquistar território e diminuir o poder das outras gangues, além de ganhar dinheiro para comprar novas armas, carros. Também é necessário ter pontos de experiência para desbloquear novas opções de roupa e habilidades.

Tudo isso o jogador conquista ao realizar missões que podem ser acessadas pelo smartphone ou na igreja, o coração do seu império do crime. Elas estão espalhadas por toda a cidade e seu nível de dificuldade varia dependendo dos prêmios finais que estarão disponíveis caso você vença. Um dos exemplos disponíveis é The Forge, que, quando completa, fornece 4000 de dinheiro e 3000 de experiência. Vale ressaltar que existe ainda a opção de realizar pequenos roubos na cidade para arrecadar dinheiro para a sua gangue.

Saints Row é um jogo com múltiplas possibilidades para quem gosta de um game estilo GTA 5. Além das missões disponíveis, o jogo chega oferecendo um leque de possibilidades de personalização enorme, além de um modo multiplayer para viver os melhores momentos da gameplay com um amigo.

PlayStation Plus ganha assinatura 'estilo' Game Pass; veja planos

PlayStation Plus ganha assinatura 'estilo' Game Pass; veja planos

Mais do TechTudo