Jogos de terror

Por Bruno Magalhães, para o TechTudo


O remake de Dead Space ganhou data de lançamento para 27 de janeiro de 2023, conforme anúncio da Electronic Arts nesta quinta-feira (12). O game busca recriar do zero a experiência original do jogo de terror Sci-Fi de 2008, mas com foco na atual geração de hardwares — PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X, Xbox Series S e PC. Em março deste ano, a desenvolvedora EA Motive (Star Wars: Squadrons) já havia comunicado a intenção de lançar o game no início do ano que vem, mas ainda não tinha revelado a data.

O novo jogo faz uso do motor gráfico Frostbite e promete retratar o clássico com maior fidelidade visual, graças aos hardwares mais potentes da atual geração. Em comunicado à imprensa, a EA afirma, ainda, que o novo jogo deve elevar o nível de terror e imersão a “níveis sem precedentes”.

Dead Space Remake estreia em janeiro de 2023 no PS5, Xbox Series X/S e PC — Foto: Divulgação/EA

De acordo com o produtor sênior Phillippe Ducharme, todo o processo de desenvolvimento tem sido muito divertido e o time é composto por verdadeiros fãs da franquia, que desejam tratá-la com o respeito que merece. “Estamos fazendo um ótimo progresso em nosso caminho para chegar ao Alpha e estamos felizes em anunciar que o jogo será lançado em janeiro do ano que vem”, afirmou

Nos últimos meses, o estúdio tem se dedicado a realizar transmissões para coletar opiniões de fãs e apresentar o andamento do projeto com pequenas prévias dos seus visuais, mecânicas de som dinâmico, gameplay em gravidade zero, melhorias na mecânica de mutilamento, etc. A promessa é que uma apresentação mais “substancial” de gameplay está prevista para acontecer em outubro deste ano.

O sistema de áudio do jogo também está recebendo uma atenção especial. O protagonista, inclusive, atinge níveis de medo e adrenalina dependendo do que acontece na jogatina. Isso significa que os jogadores podem perceber os momentos em que ele está mais ofegante ou até mesmo trêmulo.

Desenvolvido originalmente pela Visceral Games, Dead Space é um jogo de terror e tiro em terceira pessoa em que os jogadores assumem controle de Isaac Clarke, um engenheiro que vive um pesadelo na estação espacial Ishimura. A tripulação foi massacrada e infectada por criaturas semelhantes a zumbis, chamadas de Necromorfos. No meio disso, a namorada de Isaac, Nicole, está desaparecida a bordo. O jogo chegou a receber duas sequências, em 2011 e 2013, mas o estúdio fechou as portas em 2017.

Na época, o jogo já chamava a atenção pela sua mecânica única de disparo, que obrigava a desmembrar as criaturas para que elas fossem contidas. O remake traz essa essência de volta, assim como o layout original da estação espacial. A ideia, no entanto, é criar uma experiência ainda mais aterrorizante com grande uso de efeitos de luz, combinando iluminação dinâmica e volumétrica com efeitos visuais atmosféricos e ambientais renderizados em full-HDR.

Com informações de Electronic Arts e Polygon

Mais do TechTudo