Celular

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo

Divulgação/Samsung

A Samsung agora trabalha num formato de celular com tela expansível. Na prática, o smartphone poderia aumentar de tamanho conforme a necessidade do usuário. O protótipo de display deslizante foi apresentado numa feira que ocorre nesta semana na Califórnia, nos Estados Unidos. Por ora não há detalhes sobre o eventual lançamento de um telefone Galaxy com a novidade.

As imagens que ganharam as manchetes mostram um dispositivo compacto, que fica pouco maior que os celulares de ponta da Samsung – como o Galaxy S22 – quando a sua tela flexível é puxada para cima ou para o lado. Como o dispositivo ainda está em fase de desenvolvimento, algumas mudanças de design podem ocorrer até que o produto chegue definitivamente ao mercado.

Samsung apresenta protótipo de tela OLED que cresce para cima em feira nos EUA — Foto: Reprodução/Android Headlines

O novo formato pode melhorar na leitura de textos longos, por exemplo. O usuário também poderia percorrer aplicativos de redes sociais e páginas web com mais eficiência, além de ter uma visão mais ampla do feed com este tipo de display.

Os detalhes técnicos sobre o funcionamento deste componente inédito ainda são um mistério, mas espera-se que o display utilize tecnologia semelhante àquelas que compõem os celulares dobráveis da marca, como o Galaxy Z Flip 3 e o Galaxy Z Fold 3 .

Outro formato permite esticar tela para os lados — Foto: Divulgação/Samsung

A tecnologia está em desenvolvimento na Samsung Display, o braço da gigante coreana focado em inovações para telas. Ao longo dos últimos anos, a companhia ganhou respeito do mercado por propor produtos com formatos inovadores, como a linha de celulares dobráveis. Aliás, este tem sido o atual foco da empresa: as vendas de smartphones dobráveis dispararam em 2021, de acordo com o presidente da divisão de dispositivos móveis, TM Roh, em entrevista exclusiva ao TechTudo.

O estande da Samsung no Display Week 2022 também exibiu outros protótipos de telas, como um display OLED rolável lateralmente que pode estender o display de 8,1 polegadas para até 12,4 polegadas. O funcionamento seria similar ao do modelo relatado acima.

LG também apresenta tela dobrável em evento nos EUA — Foto: Reprodução/Gizmodo

A fabricante também apresentou o display Flex G OLED, que pode dobrar para dentro em duas posições diferentes, e a Flex S OLED, que pode ser dobrada para dentro e para fora. Os visitantes da feira também podem ver a primeira tela OLED de 240Hz da empresa para notebooks gamers.

Por sua vez, a rival LG apresentou um display dobrável em 360º.

Com informações de Android Headlines, Gizmodo e The Verge

No vídeo abaixo, confira a chegada dos dobráveis Flip 3 e Fold 3

Confira a chegada dos dobráveis Flip 3 e Fold 3

Confira a chegada dos dobráveis Flip 3 e Fold 3

Mais do TechTudo