Internet
Publicidade

Por Ana Letícia Loubak, da Redação


O site da Receita Federal está com problemas nesta terça-feira (31), prazo limite para adesão ao Relp (Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no âmbito do Simples Nacional). O portal eCAC, um dos canais digitais usados para a inscrição no programa, está instável, segundo relatos de usuários. Dados do Downdetector, plataforma que monitora o funcionamento de serviços online, indicam que a instabilidade começou por volta das 9h (horário de Brasília) e segue registrando queixas. Procurada pelo TechTudo, a Receita Federal não deu detalhes sobre a falha ou informou prazos para estabilização, mas comunicou que prorrogou o prazo de adesão ao Relp para 3 de junho.

Vale ressaltar que o problema também coincide com o término do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022, que deve ser enviada até 23h59 terça-feira (31). Segundo a própria Receita, quase dois milhões de pessoas ainda não prestaram contas ao fisco. É possível, portanto, que a instabilidade esteja relacionada ao número de acessos simultâneos ao portal.

Portal e-CAC enfrenta instabilidades nesta terça-feira (31) — Foto: Divulgação/Receita Federal

O portal eCAC reúne uma série de recursos úteis ao contribuinte. Por meio dele, é possível verificar a situação do processamento da Declaração do Imposto de Renda, preencher o Carnê-Leão e alterar dados bancários para recebimento de restituição de Imposto de Renda, entre outras coisas. Microempreendedores Individuais (MEIs) e proprietários de micro e pequenas empresas também podem usar o serviço para parcelar dívidas por meio do Relp.

Não se sabe ao certo, porém, quais seções do eCAC estão instáveis. Segundo comentários de usuários publicados no Downdetector, os problemas são variados. "Como sempre chega o último dia para entrega de varias obrigações e o sistema da Receita simplesmente não funciona. Lamentável", reclamou o usuário Chagas Ferreira.

Gráfico de problemas relativos ao e-CAC reportados no Downdetector — Foto: Reprodução/Downdetector

As queixas englobam problemas relativos ao Imposto de Renda e à adesão ao Relp. "Não consigo realizar os parcelamentos, ver pendências... uma vergonha", comentou uma usuária de nome Miriam. "Infelizmente o sistema está com muita instabilidade desde ontem. Cheguei a entregar a declaração, porém, não dá pra saber se foi processado, se caiu na malha fina etc. Sem contar que os campos para retificação e outros estão todos inabilitados", queixou-se outro internauta.

As pessoas também recorreram ao Twitter para reclamar sobre a queixa. No microblog, os usuários ressaltaram que esta não é a primeira vez que o sistema da Receita Federal enfrenta instabilidades em dias de pico de acesso e compartilharam seus problemas. Veja alguns relatos abaixo.

Veja também: 5 aplicativos gratuitos que você precisa ter no celular

5 aplicativos gratuitos que você precisa ter no celular

5 aplicativos gratuitos que você precisa ter no celular

Mais do TechTudo