Publicidade

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


A Square Enix anunciou nesta segunda-feira (2) a venda de três estúdios e uma série de franquias para a Embracer Group por US$ 300 milhões (em torno de R$ 1,475 bilhões de reais). Entre os nomes estão Crystal Dynamics, da série Tomb Raider, a Eidos Montréal, responsável por games como Deus Ex e Thief, e a Square Enix Montreal, de Lara Croft Go e Hitman: Sniper. O acordo ainda inclui outras 50 franquias clássicas, como Legacy of Kain, e será fechado no segundo ano fiscal da Embracer Group, ou seja, entre os meses de julho e setembro de 2022.

Square Enix vende Crystal Dynamics com Tomb Raider e mais estúdios para a Embracer Group — Foto: Divulgação/Square Enix

👉 Tomb Raider é a versão feminina de Uncharted? Comente no Fórum TechTudo

Segundo a Square Enix, a venda irá permitir que a empresa se adapte a mudanças que estão no horizonte no ambiente de negócios global, como a ascensão da tecnologia blockchain (como os NFTs em jogos), Cloud Gaming e Inteligência Artificial. A empresa continuará a publicar títulos através de parcerias com estúdios ocidentais, como as séries Just Cause, Outriders e Life is Strange. O negócio vai envolver aproximadamente 1.100 funcionários espalhados através de 8 localidades ao redor do mundo.

A empresa não mencionou outros motivos por trás do acordo, mas comentou anteriormente em várias ocasiões que os títulos desses estúdios falharam em alcançar metas de vendas. Games como Marvel's Avengers, da Crystal Dynamics, não apresentaram os números esperados, além de não terem feito sucesso com a crítica ou com o público. Além disso, mesmo títulos bem avaliados, como Marvel’s Guardians of the Galaxy, da Eidos Montreal, ficaram abaixo das expectativas em termos de vendas.

Marvel's Guardians of the Galaxy ficou abaixo da expectativa de vendas em 2021 — Foto: Reprodução/Steam

A Embracer Group conta com desenvolvedoras como a Gearbox Entertainment, THQ Nordic e Deep Silver. O grupo tem expandido seus negócios na área de games: em 2020, adquiriu a Saber Interactive, de World War Z, e a A4 Games, da série Metro 2033. Em 2021, a empresa comprou a Perfect World Entertainment, responsável por MMOs como Perfect World.

Por enquanto, ainda não se sabe o que acontecerá com jogos em desenvolvimento contínuo, como Marvel's Avengers, que recebe atualizações constantes. Já o novo título da franquia Tomb Raider, que foi anunciado recentemente com desenvolvimento na Unreal Engine 5, provavelmente será lançado já sob a Embracer Group.

Mais do TechTudo