Roteadores
Publicidade

Por Vitor Garcia, para o TechTudo

Reprodução/Softonic

O Wi-Fi 7, um novo padrão de velocidade de internet sem fio, está perto de ser lançado. Na última semana, a Qualcomm anunciou a Network Pro Series Gen 3, uma plataforma que, como o nome sugere, contará com a nova tecnologia. Segundo a empresa dos EUA, os novos aparelhos contarão com velocidades de mais de 33 Gb/s, isto é, mais que o triplo da potência do Wi-FI 6E, que tem performance de até 10 Gb/s. A Wi-Fi Alliance, o grupo que dita os padrões da tecnologia e do qual a Qualcomm faz parte, já havia anunciado que o Wi-Fi 7 teria, no mínimo, 30 Gb/s.

A expectativa é que o Wi-Fi 7 esteja disponível em 2023 — e pode demorar um pouco mais até chegar ao Brasil, dependendo de modelos específicos de roteadores.

Nova tecnologia Wi-Fi 7 terá velocidade superior a 30 Gb/s, melhorando a qualidade de streaming em 4K — Foto: Divulgação/Samsung

Para usufruir de todas as vantagens do Wi-Fi 7 (padrão 802.11be) será necessário adquirir uma conexão de banda larga premium e dispositivos Wi-Fi 7, que ainda estão em desenvolvimento. O novo padrão permitirá menos latência e instabilidade, características úteis para aplicativos de realidade virtual ou streaming de vídeo em 4K.

O Wi-Fi 7 deverá operar na banda de 6 GHz, com suporte à largura de 160 MHz até 320 MHz. Segundo a Wi-FI Alliance, o uso simultâneo de diferentes bandas também será suportado.

Wi-Fi 7 deverá estar disponível mundialmente no segundo semestre de 2023 — Foto: Reprodução/Android Central

No Brasil, o mais utilizado ainda é o Wi-Fi 5 (IEEE 802.11ac) com largura de 80 MHz até 160 MHz e banda de 5 GHz, o que garante velocidade máxima de 1 Gb/s. Para uso corporativo, ainda é possível contratar o padrão Wi-Fi 6E.

Com informações de Ars Technica e GSM Arena

Coisas que você nunca deve fazer em uma rede Wi-Fi pública

Coisas que você nunca deve fazer em uma rede Wi-Fi pública

Mais do TechTudo