Casas Inteligentes
Publicidade

Por Danilo Paulo de Oliveira, para o TechTudo

Divulgação/Amazon

Um recurso experimental da Alexa apresentado nesta semana pela companhia dividiu opiniões na internet. Em um vídeo exibido em uma conferência pela empresa, um menino pede para que a assistente virtual da Amazon realize a leitura de uma história, mas usando a voz de sua falecida avó. De acordo com a empresa, o objetivo é fazer as memórias dos entes queridos dos usuários "durarem mais".

A função não é inédita e utiliza inteligência artificial (IA) para aprender a imitar a voz de uma pessoa utilizando apenas um minuto de áudio gravado. O recurso experimental chamou a atenção na conferência anual da empresa, a MARS.

Assistente de voz Alexa está em várias caixas de som smart — Foto: Divulgação/Amazon

Após apresentar o vídeo, Rohit Prased, cientista chefe da Amazon para IA na Alexa, argumentou que adicionar "atributos humanos" aos sistemas de inteligência artificial se tornou cada vez mais importante, principalmente "nestes tempos de pandemia, quando muitos de nós perdemos alguém que amamos". O cientista disse ainda que, embora o recurso não seja capaz de eliminar a dor da perda, ele pode "definitivamente fazer suas memórias durarem".

De acordo com a companhia, o sistema de inteligência artificial é capaz de simular o padrão de voz de qualquer pessoa a partir da escuta de um único áudio com um minuto de duração. Com isso, é possível pensar no uso da ferramenta para outras aplicações, como personalização de voz da assistente ou clonagem de vozes de qualquer pessoa, por exemplo. Na internet, a notícia sobre o recurso gerou polêmica entre alguns internautas.

Até o momento, a Amazon não informou se a funcionalidade estará disponível para o público comum. No entanto, não é a primeira vez que recursos como esses que emulam vozes de outras pessoas aparecem por aí. A imitação de voz com inteligência artificial já existe e é conhecido como "deepfake de áudio", muito comum em podcasts e filmes.

Confira a demonstração da funcionalidade

Com informações de The Verge

No vídeo abaixo, conheça curiosidades sobre a Google Assistente

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Mais do TechTudo