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Por Yuri Hildebrand


O Caixa Tem, app oficial da Caixa Econômica Federal, apresentou instabilidade neste sábado (18). O aplicativo não funcionava direito na hora de logar, apresentando duas situações principais: uma fila de espera virtual, que, segundo usuários, estava demorando para andar, ou uma mensagem que apontava erro ao localizar conta, impedindo o acesso. No Twitter, muitos clientes da Caixa reclamaram não conseguir entrar em suas contas, citando que o problema é recorrente e que essa não era a primeira vez com problema de acesso.

Por volta das 14h, a situação foi normalizada e o aplicativo voltou a funcionar normalmente. Em contato com o TechTudo, a Caixa afirmou que o problema aconteceu em seu provedor de serviços em nuvem, via IBM.

Aplicativo Caixa Tem apresenta instabilidade neste sábado (18); fila de espera ao logar é principal reclamação — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes

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De acordo com o Downdetector, site que monitora o status de serviços e links em geral na Internet, o serviço começou a apresentar a instabilidade por volta das 11h30 deste sábado (18). A partir de então, dois picos de reclamações foram registrados: um às 11h45 e outro 12h30. Mais tarde, por volta de 13h20, mais usuários apontaram as falhas do serviço.

aEntre os problemas citados estão um erro de localização de conta, assim que o usuário realizava o login. Depois, em nova tentativa, o app abri uma fila de espera virtual, com um boneco que sinaliza se a mesma está "andando" ou não. No TechTudo, também tentamos abrir o app, e o boneco sequer realizava a ação de caminhar, que sinalizaria o andamento da fila.

Além da fila de espera em si, a demora para abrir o serviço é uma reclamação constante dos usuários nas redes sociais. No Twitter, alguns apontaram até uma hora para abrir a plataforma, e o erro já apareceu outras vezes, segundo algumas reclamações. Hoje, além da fila, o erro de localização da conta também marcou presença.

Segundo o Downdetector, o principal problema estava no login, com 63% das reclamações registradas, mas outras áreas também foram afetadas, como o Pix, com 34% e operações no Internet Banking, com 4%. O erro com o app afetou tanto celulares Android quanto iPhone (iOS). Por volta das 14h, a situação foi normalizada e o serviço voltou a funcionar normalmente.

Em contato com o TechTudo, a Caixa afirmou que o problema estaria relacionado ao provedor de serviços na nuvem, e teria sido resolvido por volta de 13h. Além disso, o banco aproveitou para reafirmar que diversos clientes conseguiram utilizar a plataforma neste sábado, apesar do erro, totalizando 22 milhões de transações até o momento.

Confira o posicionamento da Caixa Econômica Federal, na íntegra:

"A CAIXA informa que o aplicativo CAIXA Tem apresentou uma intermitência momentânea no fim desta manhã (18/06). O problema ocorreu no provedor de serviços em nuvem (IBM) e foi solucionado por volta de 13h. Somente hoje, mais de 1,4 milhões de clientes realizaram cerca de 22 milhões de transações."

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