Publicidade

Por Shoptime

Reprodução

Para você, que está pesquisando para comprar ou já comprou um notebook gamer para seus filhos, ou que está compartilhando seu computador, uma preocupação óbvia é impedir que eles/elas tenham acesso a conteúdos impróprios, incluindo violência, consumo de drogas e pornografia. E existem várias maneiras de fazer isso, além de conversar com as crianças e pré-adolescentes. O Shoptime ajuda.

Utilize o controle parental do Windows

O controle parental do Windows conta com várias funções, como impedir que as crianças acessem certos sites ou apps impróprios para menores. Para ativá-lo, é preciso criar uma conta especial, que é gerenciada pelo administrador do notebook ou desktop.

Para criar uma conta infantil, acesse as Configurações e no menu Contas, crie um novo perfil, usando um e-mail da criança e a sua conta ou número de telefone, para garantir a recuperação no futuro.

Após criar a conta infantil, vá em Gerenciar Configurações de Família Online. Nesse passo, é possível habilitar um relatório de atividades dessa nova conta, listando sites, apps e jogos que a criança acessou. É preciso apenas ativar a chave Sistema de relatório de atividades.

Em seguida, role a página e clique em Ativar Restrições para bloquear sites, pesquisas, apps e jogos inapropriados. É só ativar o bloqueio de cada tipo de conteúdo, informando a idade do seu filho ou filha, para que o próprio Windows oculte conteúdos e sites segundo a classificação indicativa.

No mesmo menu, é possível ainda definir o tempo de uso do notebook. Acesse a opção Tempo de Tela e clique no ícone para ativar o controle de horário de uso do Windows.

Utilize o navegador para gerenciar os sites permitidos e proibidos

Alguns navegadores facilitam o controle parental dos acessos, como o Edge. O navegador da Microsoft possui o Modo Crianças, com recursos amigáveis e limites de segurança do Bing Safesearch.

O Modo Kids pode ser ativado no menu de perfis do Edge, no canto superior direito da interface, junto do usuário principal e da navegação como convidado.

Ao clicar no modo para crianças, é só escolher uma das faixas de idade para ativar a navegação. O recurso também bloqueia atalhos do Windows para assegurar que a criança ou pré-adolescente não consiga burlar as restrições.

Já no Google Chrome, o processo é menos prático. É preciso criar uma conta para a criança, fornecendo informações pessoais e data de nascimento, além do consentimento dos pais ou responsáveis.

Em seguida, você tem que baixar o app Family Link no celular onde possui a sua conta Google. Pelo aplicativo, vai ser possível permitir ou bloquear sites com conteúdos impróprios e explícitos automaticamente ou os sites que você escolher na conta da criança ou pré-adolescente.

Depois, na hora de acessar a Internet, o filho ou filha abre o navegador e utiliza seu perfil no Chrome. Com ele, a navegação será limitada e deve impedir o acesso a sites com conteúdos adultos.

No Safari e em um Macbook, é preciso criar um ID Apple para a criança, para que ela consiga usar o Compartilhamento Familiar, o app Mensagens, a App Store e outros serviços. Automaticamente, a navegação da criança ou pré-adolescente no Safari será feita com recursos de segurança, barrando conteúdos impróprios.

Em um computador Mac, selecione o menu Apple > Preferências do Sistema. Clique em Compartilhamento Familiar, em Adicionar e depois Criar uma conta de criança (ou Create Child Account). Em seguida, é só seguir as instruções da tela.

Se seu filho ou filha já possuir uma conta no Game Center de um dispositivo da Apple, como iPhone ou iPad, basta usar o mesmo apelido e adicioná-la ao grupo do Compartilhamento Familiar.

Não é qualquer computador que consegue rodar os games mais recentes e os jogos mais disputados pela galera, como Forza Horizon 5, Fortnite ou Valorant. Antes de escolher um novo notebook gamer, é importante prestar atenção nas configurações para investir em uma máquina com potência suficiente. Leia mais aqui.

E se você quer pesquisar opções de notebook gamer e conferir os computadores em oferta, visite o Shoptime.

Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem promoções exclusivas e permite acompanhar a sua entrega.

Shoptime
Mais do TechTudo