Saúde e fitness
Publicidade

Por Flávia Fernandes, para o TechTudo


O Hemorio anunciou o lançamento de um aplicativo, já disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS), que poderá auxiliar doadores de sangue do Rio de Janeiro a reforçar o estoque do estado. A novidade foi divulgada nesta terça-feira (14), em comemoração ao Junho Vermelho e ao Dia do Doador de Sangue, e como parte de uma campanha para incentivar o abastecimento dos bancos de sangue da região. Com o serviço, será possível obter dados sobre regras para doação, acompanhamento de prazos, tipos sanguíneos e outras informações.

Junho é o mês da conscientização sobre doação de sangue — Foto: Divulgação/Pixabay

Quais são os melhores aplicativos de saúde? Descubra no Fórum do TechTudo

Além do aplicativo Hemorio+, a campanha também oferece 100 vouchers de R$ 30 na rede Kinoplex, em parceria com o Ingresso.com, para quem comparecer para doar. Nos dias restantes de junho, na compra de um ingresso tipo inteira, os voluntários também terão direito a levar um acompanhante à sessão gratuitamente.

Outra parceria do Hemorio é com a 99, que disponibilizará descontos de até R$ 30 em corridas de ida e volta para doar sangue. O MetrôRio também ofertou 500 passagens em cartões unitários para pessoas que desejarem comparecer ao instituto.

Ainda, para celebrar o início do Junho Vermelho, das 19h às 20h, o Cristo Redentor será iluminado de vermelho. O atleta Pedro Scooby é o embaixador convidado para estar à frente da iniciativa.

Uma alternativa a nível nacional é o app Hemovida, disponível para download na Google Play Store e App Store. O serviço faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde e possibilita buscar hemocentros pela geolocalização, além de agendar o comparecimento ao instituto, consultar requisitos, avaliar os centros de doação e acompanhar o histórico do doador.

O aplicativo também disponibiliza avisos e alertas de estoques de bolsas de sangue no país. É possível ainda verificar no próprio app as postagens das redes sociais do Hemovida, que trazem informações sobre campanhas e novidades sobre o assunto. Além disso, a plataforma oferece a opção de compartilhar convites para doação de sangue nas redes sociais.

Quem pode doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg e levar um documento oficial com foto ao centro de doação. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável ou com autorização legal. Não é necessário realizar jejum antes da doação, apenas evitar alimentos gordurosos quatro horas antes e não ingerir bebidas alcoólicas por 12 horas.

Pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos ou exposição a alguma doença transmissível pelo sangue (sífilis, aids e doenças de Chagas) não podem doar. Mulheres gestantes ou lactantes também estão restritas. Além disso, voluntários que tiverem feito tatuagem ou piercings devem esperar seis meses para fazer a doação.

Quem teve Covid-19 pode doar após dez dias do desaparecimento dos sintomas. Para os vacinados contra a doença, a doação pode ser feita depois de sete dias da dose. No caso da Coronavac, o prazo é de 48 horas.

Veja também: 5 Aplicativos gratuitos que você precisa ter no celular!

5 Aplicativos gratuitos que você precisa ter no celular!

5 Aplicativos gratuitos que você precisa ter no celular!

Mais do TechTudo