Publicidade

Por Felipe Vinha, para o TechTudo


A E3, tradicional evento de games, vai voltar em 2023. Normalmente realizada nos EUA, a feira deve retomar as atividades no próximo ano, com formato presencial e online, de acordo com Stan Pierre-Louis, diretor da empresa ESA, que organiza o evento. O executivo falou ao The Washington Post nesta terça (7) sobre o que esperar para o próximo ano e disse estar ciente do desejo dos fãs de ter uma edição presencial, por mais que apresentações online tenham sido adotadas por boa parte das empresas.

Em 2020, a E3 foi cancelada por conta da pandemia da COVID-19 e, em 2021, aconteceu apenas como uma apresentação online. A edição de 2022 foi totalmente cancelada em março, mesmo após a empresa prometer um evento online. A justificativa seria justamente focar no desenvolvimento da edição seguinte, em 2023.

E3 retorna em 2023 em uma edição presencial e online — Foto: Divulgação/ESA

👉 Nintendo Switch Pro vai ser anunciado na E3? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

As últimas edições da E3 antes da pandemia aconteceram na cidade de Los Angeles, nos EUA. O formato híbrido não foi detalhado por Stan Pierre-Loui, que também não confirmou que o evento acontecerá no mesmo local. A mesma dúvida vale para a versão online. A ESA ainda deve esclarecer esses e outros detalhes mais adiante, conforme a edição de 2023 se aproxima.

Eventos online foram solução na pandemia

Sony, Microsoft, Nintendo, Sega, Ubisoft e Capcom são algumas empresas que fortaleceram seus “eventos online” próprios nos últimos anos. Essas apresentações, que já existiam ou que foram criadas durante a pandemia, - no vácuo causado pela ausência da E3 - devem permanecer por um bom tempo. Para Stan Pierre-Louis, é positivo que diferentes empresas experimentem diferentes formas de promover seus produtos e conteúdos com sua audiência.

A Nintendo, por exemplo, revelou novos jogos importantes nestes eventos, como Splatoon 3, que chega em 9 de setembro. Já a Ubisoft criou o Ubisoft Forward, em 2020 e com edição em 2021, onde apresentou novidades como Far Cry 6, expansões de Assassin's Creed Valhalla, Ghost Recon Breakpoint, entre outros. Outro exemplo é a Bethesda, agora parte da Microsoft, que vai apresentar o Xbox and Bethesda Showcase em 12 de junho, próximo domingo.

Far Cry 6 foi apresentado em um Ubisoft Foward — Foto: Divulgação/Epic Games Store

Além disso, outras empresas criaram suas próprias versões da E3. É o caso da Summer Game Fest, organizada pelo jornalista Geoff Keighley, que também é o criador do The Game Awards – premiação que normalmente ocorre no final de cada ano. O próximo evento acontece nesta quinta-feira (9). Várias apresentações de jogos já conhecidos estão confirmadas, como Cuphead, Gotham Knights e Call of Duty: Modern Warfare 2, entre outras possíveis surpresas que devem aparecer por lá.

Keighley é também um dos principais nomes envolvidos em anúncios de games relevantes nos últimos anos, já que o The Game Awards não é apenas uma premiação, mas também palco de grandes revelações. Um jogo inédito de Star Wars e da Mulher-Maravilha foram revelados no evento de 2021.

Com informações de The Washington Post e GameSpot

5 jogos que são considerados os melhores da história e você não sabia!

5 jogos que são considerados os melhores da história e você não sabia!

Mais do TechTudo