Publicidade

Por Adânia Souza, para o TechTudo


Epic Games anunciou nesta terça-feira (21) que vai liberar o crossplay com usuários do Steam. O Epic Online Services vai agregar jogadores de ambas as plataformas em uma só lista, apresentando ainda interface única para que usuários encontrem amigos e consigam jogar partidas online independente do serviço. A empresa afirmou ainda que a vinculação de contas acontecerá automaticamente, sem solicitação de e-mails ou senhas, e os jogadores poderão desfrutar de novos recursos sem precisar atualizar os games. Vale ressaltar que o crossplay é uma tendência na atualidade e está disponível em títulos como Fall Guys, Fortnite e Rocket League.

Epic Games anuncia crossplay com usuários da Steam — Foto: Divulgação/Epic Games

👉 Qual a altura do Fall Guys? Veja no Fórum TechTudo

O serviço é o primeiro de uma série de ferramentas da Epic Games para conectar diferentes plataformas. A desenvolvedora tem planos para permitir em consoles e dispositivos móveis, assim como suporte nativo para outras lojas de PC. Segundo o Diretor Sênior de Serviços Online da Epic Games, Simon Allaeys, o crossplay permite que amigos criem lembranças juntos.

“Estamos na posição privilegiada de impulsionar a mudança na indústria com ferramentas de crossplay para todos os desenvolvedores e acreditamos que conectar amigos e comunidades levará a indústria de jogos ao próximo grande surto de crescimento e ao próximo bilhão de jogadores”, afirmou Allaeys.

A novidade vai permitir diversas formas de integração entre as plataformas, indo além de partidas online em si. Usuários terão suas contas nos serviços linkadas, assim como enviar convites de amizade independente do serviço. Os jogos também vão passar por melhorias constantes sem precisar de updates, o que permite maior fluidez na jogatina.

Novo sistema de classificação

Novos recursos permitem feedback dos jogadores na Epic Games Store — Foto: Divulgação/Epic Games

Outra novidade anunciada envolvendo a Epic Games Store é o sistema de classificação. O recurso permite que os jogadores classifiquem os games em uma escala de até cinco estrelas e respondam questionários detalhados sobre a experiência. O sistema convoca usuários aleatórios e o único requisito é ter no mínimo duas horas de gameplay.

Os questionários apresentam perguntas como “Este jogo é bom para jogar em grupo?” ou “Quão desafiadores são os bosses desse jogo?”. O feedback vai gerar tags que poderão ser usadas para filtrar as opções na Epic Games Store, gerando uma experiência mais personalizada.

Com informações de Epic Games (1 e 2)

Mais do TechTudo