Redes sociais
Publicidade

Por Ana Letícia Loubak, do Home Office


Alguns usuários do Instagram não estão conseguindo fazer Stories com a câmera do aplicativo nesta terça-feira (28). Segundo relatos publicados no Twitter, o app apresenta um problema que fez o botão de tirar fotos e gravar vídeos desaparecer, de forma que só resta a opção de importar conteúdos da galeria. Dados do Downdetector, plataforma que monitora instabilidades em serviços online, indicam que os problemas com o Instagram começaram às 6h de hoje e foram aumentando ao longo do dia. No momento, as queixas continuam em ascensão.

Em nota enviada ao TechTudo às 17h56 de quarta-feira (29), o Instagram reconheceu a falha e afirmou que está trabalhando para consertá-la. “Sabemos que algumas pessoas estão com problemas para acessar a câmera no Instagram. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse um porta-voz da Meta. O problema ainda persiste para alguns usuários.

Instagram não está permitindo fazer Stories com a câmera do aplicativo — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Em vídeos e capturas de tela compartilhadas pelos usuários, é possível perceber que a falha acontece ao tentar postar Stories a partir do botão "+", disponível no canto superior direito do aplicativo, e tocando no avatar do usuário na barra horizontal superior. Usuários que tentaram arrastar para o lado, por sua vez, conseguiram acessar a câmera normalmente.

Dados fornecidos pelo Google Trends mostram que as buscas por termos como "não consigo fazer Stories no Instagram" e "Stories do Instagram bugado" oscilaram durante o dia de hoje, chegando a registrar picos na parte da manhã. Houve também aumento nas pesquisas pela palavra-chave "como postar Stories do Instagram no PC", o que indica que as pessoas estavam buscando alternativas para driblar o problema.

Gráfico do Downdetector indica instabilidades no Instagram — Foto: Reprodução/Downdetector

Usuários recorreram ao Twitter para reclamar sobre a falha e saber se eram os únicos afetados pelo problema. "O Instagram tirou a câmera pra gravar Stories ou tô doida?", publicou uma usuária. "A câmera do meu Instagram sumiu, to proibida de postar stories", tuítou outra. Veja alguns relatos abaixo.

Como resolver o problema nos Stories do Instagram

Usuários afetados pelo bug encontraram uma maneira de driblar o erro e postar Stories com a câmera do celular. Basta, em vez de abrir a seção pelo botão de "+" ou pelo avatar, arrastar a tela para a direita. Feito isso, o botão de câmera aparecerá normalmente. O TechTudo testou essa possibilidade, que funcionou. No entanto, como o Instagram ainda não se manifestou a respeito, não é possível saber quando a câmera voltará a aparecer nas outras duas opções.

Esta é a segunda vez em dois dias que o aplicativo apresenta problemas. Na segunda-feira (27), usuários que desativaram temporariamente suas contas e tentaram reverter o procedimento enfrentaram dificuldades para reativar o perfil. A rede social exibia a mensagem "Houve um problema ao entrar no Instagram. Tente novamente em breve”.

*Em desenvolvimento. O texto será atualizado.

Mais do TechTudo