Apps
Publicidade

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O iOS 16, sistema operacional do iPhone, foi oficialmente anunciado nesta segunda-feira (6) durante a WWDC 2022, conferência anual da Apple para desenvolvedores. A atualização incluirá novos recursos e melhorias, como a reformulação da tela de bloqueio, novas funções no Live Text e mudanças no iMessage. O anúncio do update do sistema operacional gerou interesse por parte dos usuários em instalar a versão beta do iOS. Segundo o Google Trends, ferramenta que monitora as buscas no Google, houve aumento de pesquisas pelos termos "iOS 16 beta profile" e "iOS 16 beta".

Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista que explica tudo sobre o programa beta do iOS 16. Entenda, a seguir, se vale a pena baixar a versão de testes e se há riscos em seu uso.

Saiba como funciona o programa beta do iOS e como usar a versão de teste no iPhone — Foto: Reprodução/WWDC 22

Como baixar o beta do iOS? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Como funciona o programa beta do iOS? Qualquer um pode baixar?

O programa beta do iOS permite que os usuários acessem versões testes do sistema operacional da Apple antes de seus lançamentos oficiais. A versão é liberada primeiro para os desenvolvedores, já que a ideia é adaptar os aplicativos para as novas APIs e tecnologias do próximo sistema operacional. Após um tempo, a Apple libera o programa beta do iOS para o público, que poderá usar/testar os novos recursos que devem ser implementados na atualização do sistema operacional.

O público, então, pode oferecer feedbacks sobre a usabilidade das novas funcionalidades e ajudar a Apple a identificar erros do sistema operacional. Qualquer usuário que tenha uma conta de desenvolvedor ou faça parte do programa Beta da Apple pode baixar a versão em desenvolvimento. A inscrição no programa beta público pode ser feita no site "beta.apple.com" (sem aspas). Além disso, o aparelho precisa ser compatível com a atualização do sistema operacional. Assim, usuários de iPhone 7 ou anterior, por exemplo, não poderiam testar o iOS 16.

Versão beta do iOS 16 está disponível apenas para desenvolvedores — Foto: Reprodução/Beta Apple

Quais as diferenças para o iOS Beta Profile? Como funciona? É seguro?

O programa beta do iOS é oficial da Apple e possui duas versões: uma voltada para desenvolvedores e a outra para o público. Usuários da conta de desenvolvedores paga têm acesso a versão teste primeiro. Já o público precisa esperar cerca de um mês para acessar os recursos em desenvolvimento.

O iOS Beta Profile, por sua vez, é um site não oficial que permite qualquer usuário baixar a versão beta do iOS para desenvolvedores. Como é um canal independente, não é possível garantir a segurança do download do iOS Beta Profile. Vale destacar também que as versões beta estão em fase de desenvolvimento e, por isso, podem apresentar bugs e fragilidades. Sendo assim, mesmo no programa beta oficial, alguns apps podem não funcionar corretamente no seu aparelho.

iOS Beta Profile é um programa não oficial que permite acessar a versão do iOS para desenvolvedores — Foto: Divulgação/Betaprofiles

Quais as diferenças da versão para público da versão para desenvolvedor?

A versão beta para desenvolvedor é liberada para aqueles que possuem uma conta no Apple Developer Program. Sendo assim, desenvolvedores têm acesso em primeira mão aos recursos que estão sendo testados para a nova atualização. Para se inscrever no programa, é preciso pagar uma taxa anual de U$ 99 (equivalente a R$ 484, em conversão direta).

Já o beta público nada mais é do que a mesma versão usada pelos desenvolvedores disponibilizada um tempo depois para membros do beta público, que não precisam pagar taxas. Na versão, a empresa de tecnologia permite que usuários do programa forneçam feedback a Apple para ajudar no processo de melhorias do sistema operacional.

Vale a pena utilizar? Tem riscos?

O programa beta do iOS costuma ser executado de junho a setembro. Durante esses meses, as versões vão sendo melhoradas e atualizadas de acordo com o feedback dos usuários. Então, quanto mais perto de junho, mais recente é a versão e mais ela tende a apresentar falhas e lentidão - algo comum em sistemas operacionais que estão em fase de testes. Em relação a esses erros citados acima, podemos citar ainda o fato de que muitos apps ainda não foram atualizados para funcionar na nova versão e, por isso, podem apresentar paradas forçadas ou mal funcionamento.

Além disso, a bateria costuma ser consumida mais rápida em versões em desenvolvimento. O jornalista Jason Cipriani ainda relatou em uma matéria do site especializado ZDNet que, em programas beta anteriores, seu iPhone parou de responder completamente enquanto tentava realizar uma ligação. Para voltar a funcionar, foi preciso restaurar o aparelho, o que o fez perder arquivos e algumas horas do seu dia na resolução do problema. A decisão se vale a pena ou não usar o beta público vai depender se para você é mais importante ter acesso aos novos recursos mais cedo ou usar o aparelho sem instabilidade.

Em testes feitos pela redação do TechTudo, o iOS 16 Beta se mostrou até agora bastante estável do ponto de vista de execução dos novos recursos. Não ocorreram travamentos. Às vezes os widgets da nova tela de bloqueio levam alguns instantes a mais para carregar, mas o maior impacto diz respeito à bateria. É notório que o celular esquenta mais, provavelmente devido ao aumento do uso computacional. Com isso, a autonomia diminuiu bastante.

iOS beta 16 pode apresentar falhas e lentidão pois ainda está sendo testada — Foto: Reprodução/Apple

Como instalar e usar o beta do iOS 16?

Uma dica para se prevenir de falhas e não perder os arquivos do seu iPhone é fazer o backup do seu aparelho antes de instalar o beta do iOS 16. Para isso, vá em Ajustes e toque no seu nome. Depois, vá em "iCloud" e, em seguida, toque em "Backup do iCloud". Feito isso, ative o backup do iCloud.

Até o momento de publicação dessa matéria o beta do iOS 16 está disponível apenas para desenvolvedores. Nesse caso, para usar a versão do sistema, acesse "developer.apple.com" (sem aspas) com o seu iPhone e, depois, role a tela para baixo. Em seguida, toque no banner iOS 16 e vá em "Download", localizado no canto superior direito da tela. Feito isso, entre com a sua conta Apple Developer e toque em "Instalar perfil". Depois, vá em "Permitir".

Agora, abra novamente o Ajustes do seu iPhone e, em seguida, selecione a opção do iOS beta baixado abaixo do seu Apple ID . Toque em "Instalar" e digite sua senha. Depois de ler os termos do serviço, clique em "Instalar". Feito isso, é hora de acessar a aba "Geral" nos Ajustes do iPhone. Em seguida, vá em "Privacidade e segurança". Role a tela para baixo e ative o iOS 16 para desenvolvedor.

iOS beta 16 está disponível para desenvolvedores — Foto: Reprodução/Apple

Com informações de Apple, ZDNet, Google Trends e The Verge

Veja ainda: Tudo sobre o iOS 16, nova atualização do sistema operacional

NOVO iOS 16 - Novidades, iPhones Compatíveis e Todos os Detalhes!

NOVO iOS 16 - Novidades, iPhones Compatíveis e Todos os Detalhes!

Mais do TechTudo