Notebooks
Publicidade

Por Lucas Santos, para o TechTudo

Reprodução/Lucas Santos

Lenovo Vantage é um programa de suporte disponível para os notebooks da Lenovo. O aplicativo geralmente já vem pré-instalado nos laptops da marca chinesa, mas é possível realizar o download gratuito pela loja de apps da Microsoft.

A ferramenta promete ajudar o usuário no dia a dia com acesso facilitado a recursos do Windows, atualização de softwares e drivers, diagnósticos da máquina, status de garantia e dicas e tutoriais de uso. A seguir, você fica por dentro de todas as funcionalidade do aplicativo e como é o seu uso.

Conheça as principais funções do Lenovo Vantage, aplicativo para gerenciar recursos no notebook — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Como funciona o Lenovo Vantage?

O programa Lenovo Vantage reúne diversos recursos que incluem soluções para que o computador mantenha seu pleno funcionamento. Algumas dessas funções fornecidas pelo software ficam sobrepostas a recursos que o próprio Windows oferece para o usuário. O app também é capaz de recomendar configurações com base no tipo de dispositivo e também no modo de uso.

Além de funcionar com os notebooks da Lenovo, o software também pode ser usado em desktops, tablets e workstations da marca. A aplicação é compatível com o sistema operacional Windows 10 e, geralmente, já vem pré-instalada no aparelho. O usuário também pode encontrar o Lenovo Vantage para download na Microsoft Store.

Para que serve o software?

Acesse as principais informações do notebook pelo Lenovo Vantage — Foto: Reprodução/Lucas Santos

O Lenovo Vantage é um app que pode ser usado para personalizar o notebook. Ele permite, por exemplo, ajustar o gerenciamento de energia para prolongar a vida útil do aparelho e acessar as configurações da câmera e microfone. Além disso, ainda é possível controlar o brilho, ajustar a saída de áudio e gerir os periféricos, como touchpad, iluminação do teclado e demais características do mouse.

O aplicativo ainda reúne funções que podem garantir mais proteção para o sistema. O Lenovo Vantage é responsável por atualizar os drivers e softwares importantes, bem como avaliar a integridade do sistema com a execução de diagnósticos no dispositivo. Ainda é possível acessar o guia do usuário para obtenção de suporte quando for necessário.

Com o app, é possível ter acesso facilitado a informações sobre o computador, como número de série, do produto e também a versão da BIOS. Na seção sobre as características do aparelho no app, também é possível verificar o status dos componentes do sistema, como processador, memória e espaço no disco rígido. A verificação de hardware ainda permite executar limpezas de arquivos e envia alertas sobre quando o HD está em níveis críticos.

É possível configurar o Lenovo Vantage para realizar atualizações do sistema — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Outros recursos especiais podem ser úteis no dia a dia, como a indicação de quais acessórios são compatíveis com o notebook e a descoberta de aplicativos relevantes. A Lenovo ainda reúne no app as últimas notícias de tecnologia com artigos próprios e ofertas exclusivas em serviços e produtos.

Apesar de alguns recursos propostos pelo Lenovo Vantage serem sobreposições de funções do sistema operacional, o gerenciador pode ser uma boa solução para os usuários que buscam praticidade para executar as tarefas através de um único atalho.

Como usar o Lenovo Vantage

O Lenovo Vantage já vem instalado nos computadores da Lenovo. Caso o usuário não possua a aplicação, é possível fazer o download gratuito pela Microsoft Store. O uso do app promete tornar o acesso a alguns recursos do Windows mais prático, além de permitir a personalização da máquina.

Ao abrir o programa, o usuário encontra no painel principal dicas e artigos da Lenovo para se manter atualizado sobre o mundo da tecnologia. Na parte superior, há um menu que separa, em seções, as funcionalidades do Lenovo Vantage.

Em "Dispositivo", o usuário consegue acessar as principais informações e configurações do notebook. O app fornece um status completo dos componentes do sistema e atualizações disponíveis do sistema operacional. Nessa seção também é possível encontrar ajustes sobre o consumo de energia, áudio, monitor, câmera, microfone e entradas do aparelho.

Você pode observar o status do seu PC pela plataforma — Foto: Reprodução/Lucas Santos

O menu "Verificação de Hardware" é dedicado à checagem dos componentes do laptop. Por lá é possível realizar limpezas no armazenamento e verificações do sistema.

Realize uma varredura do sistema pelo Lenovo Vantage — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Na parte de "Segurança", a aplicação permite que o usuário tenha acesso ao nível de proteção do computador. Os ajustes são divididos em três níveis de segurança: básica, intermediária e avançada. A seção mostra, por exemplo, se o antivírus, o firewall e o Windows estão ativados corretamente.

Lenovo Vantage informa o usuário sobre os níveis de segurança do PC — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Em "Suporte", é possível obter detalhes da garantia do laptop e demais dicas fornecidas pela Lenovo. O software ainda possui uma ferramenta de transferência de dados entre computadores chamada de Lenovo Migration Assistant. A promessa é realizar a conexão sem a necessidade de usar cabos ou conexões USB, o que pode tornar a transferência dos arquivos mais prática. O Lenovo Vantage indica um passo a passo de como usar o recurso.

No menu Suporte do Lenovo Vantage, é possível obter detalhes sobre a garantia do dispositivo — Foto: Reprodução/Lucas Santos

Com informações de Lenovo (1/2/3)

No vídeo abaixo, confira dicas para evitar problemas na hora de vender notebook usados

Vai vender notebook usado? Veja dicas para evitar problemas

Vai vender notebook usado? Veja dicas para evitar problemas

Mais do TechTudo