Celular
Publicidade

Por Willian Rodrigues, para o TechTudo

Divulgação/Nokia

O Nokia 105 conquistou o título de celular básico mais vendido do mundo no primeiro trimestre de 2022. As vendas expressivas elevaram a HMD Global, dona da marca, à segunda posição no ranking de empresas que mais venderam os chamados feature phones no mesmo período. A constatação foi apontada num relatório da empresa de inteligência de mercado IDC.

Os feature phones são aparelhos mais simples, sem funções inteligentes e com estilo retrô. Apesar de básico, o Nokia 105 conta com funções bastante procuradas em aparelhos mais simples, como o jogo da cobrinha e a lanterna. O Nokia 105 não é vendido oficialmente no Brasil, mas é encontrado no varejo online por valores na faixa dos R$ 185.

Nokia 105 — Foto: Divulgação/Nokia

Entre as qualidades do telefone a disponibilidade de internet 2G e a possibilidade de escutar rádio FM sem a necessidade de conexão de um fone de ouvido, o que é bem-vindo e incomum em aparelhos semelhantes.

Outro ponto positivo é a bateria removível de 800 mAh. Segundo a Nokia, a previsão é de que o aparelho permaneça ligado em stand by por pelo menos 15 dias consecutivos com uma única carga.

O Nokia 105 não é o primeiro aparelho da HMD Global a ganhar destaque recentemente. Em 2018 ela lançou o Nokia 8110, que se destacava por especificações como a proteção IP52 e pela cor chamativa, e em 2021, a empresa relançou o celular "tijolão", Nokia 6310, que também contava com o jogo Snake instalado de fábrica.

Ranking dos mais vendidos

Nokia 105 encabeça a lista dos aparelhos básicos mais vendidos do primeiro trimestre de 2022 — Foto: Reprodução/Gizmochina

O mercado de celulares básicos arrecadou o equivalente a mais de R$ 4,7 bilhões nos três primeiros meses do ano. Parte do crescimento veio da própria Nokia, que viu a receita aumentar 87% na América do Norte e 37% na Europa Ocidental, segundo o relatório da IDC.

Completam o ranking de celulares simples mais vendidos no mundo no primeiro trimestre de 2022, aparelhos das empresas Tecno Mobile e Itel Mobile. Ambas são chinesas.

Com informações de Nokia e Gizmochina

Confira o lançamento do Galaxy S22 no vídeo abaixo

Confira o lançamento do Galaxy S22

Confira o lançamento do Galaxy S22

Mais do TechTudo