Celular
Publicidade

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo

Luciana Maline/TechTudo

O Google interrompeu o sistema de propagandas via mensagens do tipo RCS na Índia após um aumento do número de queixas de usuários sobre o excesso de anúncios na caixa de mensagens de seus celulares. A alta foi percebida principalmente em meses recentes e a medida foi adotada na última quarta-feira (1).

O RCS é um tipo de SMS turbinado, que seria a arma do Android contra o WhatsApp e o Telegram, por trazer os mesmos recursos. O serviço permite o uso de emojis, imagens e outros símbolos e faz a cobrança na franquia de dados do celular, e não por mensagem enviada, como ocorre no antigo sistema.

RCS foi tema do Google I/O de 2022 — Foto: Reprodução/Google

Assim como o SMS, o RCS não está livre de propagandas, golpes e mensagens de spam. O problema é que, pelo menos na Índia, essa quantidade foi percebida pelos usuários locais num número fora do normal, o que obrigou o Google a interromper a função. Os usuários ainda podem usar o chat normalmente.

Ao site Gadgets360, um representante do Google confirmou a suspensão dos anúncios por RCS e explicou o motivo: “Estamos cientes de que algumas empresas estão abusando de nossas políticas anti-spam para enviar mensagens promocionais a usuários na Índia. Estamos desativando esse recurso enquanto trabalhamos com o setor para melhorar a experiência dos usuários.”

Os indianos enfrentam propagandas de origem duvidosa. Muitas delas não utilizavam apenas textos, mas também imagens e outros elementos interativos que ocupavam muito espaço na tela do smartphone.

A política de uso do Google prevê que o espaço seja usado por empresas cadastradas e verificadas para falar com seus clientes cativos. No entanto, várias delas estavam disparando propagandas não solicitadas.

As mensagens do tipo RCS são uma realidade em diversos países do mundo. No entanto, a implementação do serviço se arrasta há anos no Brasil. Não há qualquer previsão de que ele comece de fato a operar. Em teoria, qualquer celular Android com sistema atual possui suporte à ferramenta de chat.

Com informações de 9to5Google

Mais do TechTudo