Celular
Publicidade

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo

Divulgação/Oppo

A fabricante chinesa de celulares Vivo pode ser a primeira empresa a lançar um carregador de bateria de 200W, que pode chegar ao consumidor junto com o lançamento do telefone iQoo 10 Pro. Seria o mais veloz componente deste tipo no mundo.

A recarga ultrarrápida é aguardada desde o primeiro semestre de 2021, quando a Xiaomi anunciou o dispositivo que ia de zero a 100% em até oito minutos. No entanto, até agora não chegou ao mercado nenhum equipamento que verdadeiramente produza este salto na velocidade da recarga.

O iQoo 9 tem compatibilidade com o carregador de 120W, o maior da chinesa Vivo — Foto: Divulgação/Vivo

A informação sobre o novo carregador da marca chinesa Vivo – que não tem qualquer vínculo com a empresa de telefonia brasileira – foi divulgada nesta segunda-feira (06) pelo The Times of India. Vale destacar que o atual iQoo 9 disponibiliza carregamento de “apenas” 120W.

De acordo com a publicação, o carregador ultrarrápido da Vivo para o sucessor iQoo 10 Pro teria a combinação de 20V com 10A, chegando à tal saída de 200W. A nova linha de celulares ainda aceitaria adaptadores mais fracos, de 120W, 80W e 66W, por exemplo.

A Xiaomi anunciou o seu protótipo de um carregador ultrarrápido de 200W com o nome HyperCharge em junho de 2021. Porém, nenhum de seus lançamentos posteriores vieram com o referido acessório, nem mesmo o seu mais recente modelo topo de linha, o Xiaomi 12, lançado no Brasil em maio de 2022 com preço nas alturas.

Linha de carregadores da Xiaomi tem modelo que promete recarga completa em menos de oito minutos — Foto: Reprodução/Android Authority

Um dos motivos do atraso para o real lançamento do produto deve ser o problema de desgaste da bateria, detectado pela própria Xiaomi. Testes indicaram que pode existir uma perda de 20% do desempenho após 800 ciclos de carga. Até o momento, o acessório mais rápido disponível da empresa é o Mi Turbo Charger, de 120W.

Vale lembrar que outras companhias entraram na corrida pelo carregador mais rápido do mundo. A Oppo e a Realme têm protótipos de 240W e 200W.

Com informações de The Times of India

Android: confira no vídeo abaixo 4 dicas para aumentar a duração da bateria

Android: quatro dicas para aumentar a duração da bateria

Android: quatro dicas para aumentar a duração da bateria

Mais do TechTudo