Publicidade

Por Bruno Magalhães (colaboração), Luiza M. Martins e Yuri Hildebrand (redação)


A Summer Game Fest 2022 aconteceu nesta quinta-feira (9), às 15h (horário de Brasília). Organizada e apresentada por Geoff Kneighley, famoso host do The Game Awards, o evento foi transmitido ao vivo via YouTube e Twitch pelos canais oficiais da premiação, trazendo novidades das mais de 30 empresas participantes: Microsoft, Sony, Capcom , Epic Games, Square Enix, entre outras. Alguns lançamentos da semana, como The Quarry e Mario Strikers: Battle League, tiveram seus trailers exibidos, assim como The Last of Us Parte 1, cujo vídeo de anúncio já havia sido vazado mais cedo.

Já entre as novidades, destaque para The Callisto Protocol, que teve sua data de lançamento revelada, Flashback 2, Witchfire, Stromgate, Goat Simulator 3 e Layers of Fears. Games esperados, como God of War: Ragnarok e Final Fantasy 7 Remake, acabaram ficando de fora. Acompanhe, a seguir, todas as informações sobre os jogos da Summer Game Fest 2022.

Callistro Protocol ganhou data de lançamento e gameplay no Summer Game Fest; veja novidades do evento — Foto: Reprodução/Luiza M. Martins

👉 Qual o melhor jogo da série God of War? Comente no Fórum TechTudo

Street Fighter 6

O jogo de luta, que está previsto para 2023 e terá novidades como uma espécie de mundo aberto e o Battle Hub, onde o usuário vai poder procurar outros jogadores para duelos multiplayer, teve um novo personagem confirmado: Guile.

O lutador americano retorna com golpes clássicos e novos elementos da mecânica de gameplay, o chamado Drive System. O título em si, por sua vez, também deve ser um dos destaques do Capcom Showcase, agendado para a próxima segunda-feira (13), às 19h de Brasília.

Guile é o novo personagem de Street Fighter 6; lutador foi confirmado no Summer Game Fest 2022 — Foto: Reprodução/Luiza Martins

Alien: Dark Descent

Jogo ganhou seu primeiro trailer durante o Summer Game Fest. Previsto para 2023, o título chegará para consoles e PC. O vídeo mostrou gráficos de alta qualidade e confrontos envolvendo um grupo de sobreviventes lidando com hordas de criaturas em uma estação espacial, mas sem muitos detalhes de gameplay.

Aliens: Dark Descent é o novo jogo da franquia; game está previsto para 2023 — Foto: Reprodução/Luiza Martins

O game teve mais imagens de gameplay reveladas, além de uma data de lançamento definida: 2 de dezembro de 2022. O próximo título dos criadores de Dead Space promete uma experiência que mistura exploração e survival horror com adversários de diferentes níveis de dificuldade. No trailer, foi possível ver rivais sendo desmembrados e, depois, correndo atrás do jogador. O personagem principal, inclusive, não morre de uma forma simples: há cinematics para diferentes situações.

Seja com armas tecnológicas como a The Grip, que puxa inimigos e os joga par alonge, ou combate corpo a corpo, é importante montar boas estratégias para enfrentar os diferentes zumbis-alienígenas que aparecem pela frente. Os gráficos exibidos também animam, sobretudo usuários de PS5 e Xbox Series X, que devem aproveitar ao máximo a produção da Striking Distance Studios. Além de assustador, o jogo traz bastante sangue e confrontos bem violentos, sendo uma promessa de prato cheio para amantes do estilo.

The Callisto Protocol chega em dezembro — Foto: Divulgação/Krafton

Call of Duty: Modern Warfare 2

O jogo, que tem o mesmo nome do título de 2009, é outro lançamento esperado ainda em 2022. Com chegada marcada para 28 de outubro, o FPS da Activision é uma sequência direta de Modern Warfare, lançado em 2019, e traz de volta alguns agentes famosos da franquia.

No Summer Game Fest, o título teve sua primeira gameplay exibida. O vídeo mostra uma invasão da Força-Tarefa 141 a um grande navio de carga, que está repleto de inimigos fortemente armados. A missão também revela a ação cinematográfica que já é marca registrada da série. Já Warzone 2.0, que deve chegar junto ao jogo, não ganhou muitos detalhes.

Ghost volta também no multiplayer de Modern Warfare 2; título teve sua primera gameplay revelada no Summer Game Fest — Foto: Divulgação/Activision

Flashback 2

Franquia está de volta após 30 anos do lançamento do primeiro game, e promete uma gameplay que remete ao original, mas com variações de câmera em algumas situações, ao invés de manter a visão lateral de forma constante. O jogo chega no final de 2022 e fica disponível para PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X/S, Xbox One e Nintendo Switch, além do PC.

Jogo anunciado no The Game Awards 2017, Witchfire ganhou novas imagens de gameplay no Summer Game Fest 2022. O título será um FPS que envolve magia, trazendo ainda gráficos de alta qualidade. O título está em desenvolvimento para PC e deve entrar em acesso antecipado em breve, através da Epic Games Store.

WitchFire traz FPS com magia e pegada que lembra Van Helsing — Foto: Reprodução/Luiza M. Martins

Fort Solis

Desenvolvido pela Black Drakkar Games, Fort Solis foi anunciado durante o evento e se trata de mais um jogo que se passa em uma estação espacial, com uma aparente inspiração em Dead Space. O jogo conta com personagens interpretados por Troy Baker e Roger Clark e promete bastante momentos de exploração, mas o time pretende divulgar mais detalhes nos próximos meses.

Fort Solis é mais um anúncio em primeira mão no Summer Game Fest 2022 — Foto: Reprodução/Luiza M Martins

Routine

Routine, da Raw Fury, também retorna aos holofotes após mais de uma década sem novidades e também promete uma experiência aterrorizante em um mundo Sci-Fi. O trailer de gameplay traz cenas bastante breves, com o protagonistsa sendo surpreendido por uma espécie de robô. Foi confirmado, também, que o game contará com versões para PC, Xbox One, Xbox Series X/S, além de entrar no catálogo do Xbox Game Pass. Uma data de lançamento ainda não foi divulgada, no entanto.

Routine mistura exploração e terror, prometendo sustos para usuários de Xbox e PC — Foto: Reprodução/Luiza M. Martins

Stormgate

O título da Frost Giant Studios, responsável por jogos de estratégia estilo RTC como Starcraft e Warcraft, traz um pano de fundo que envolve a chegada de seres infernais à Terra, que já está em uma situação pós-apocalíptica. Portanto, em um primeiro momento, o game terá duas facções disponíveis (ou raças, no caso): humans e infernals.

O título promete revolucionar a categoria, trazendo de volta jogadores antigos e também atraindo novos usuários. Na gameplay, chama atenção a chegada da proposta 3vE em modo cooperativo. A equipe por trás do jogo trabalha também pensando em esports, com opção de jogo 1v1 e propostas para aquecer a comunidade a partir do meio de 2023, quando o beta fechado ficará disponível. A princípio, o título fica disponível apenas para PC.

Stormgate é novo RTS gratuito encabeçado por ex-desenvolvedores da Blizzard — Foto: Reprodução/Summer Game Fest

Goat Simulator 3

O famoso "GTA de bode" volta na nova geração de consoles e foi anunciado com trailer que mostra quatro bodes atuando junto, indicando um possível modo multiplayer. Os bichos destroem diversas estruturas, batem em humanos pela rua e trazem alguns equipamentos além da própria força física (e um pouco sobrenatural). O título chega até o final de 2022.

Goat Simulator 3 chega até o final de 2022 — Foto: Reprodução/Luiza M. Martins

Marvel's Midnight Suns

O título, que já havia sido anunciado antes, ganhou um trailer que mostrou bastante ação e combate envolvendo heróis conhecidos da Marvel, mas de uma forma mais sombria. Homem Aranha e seu rival Venom, além do Hulk, foram alguns dos personagens conhecidos apresentados durante o Summer Game Fest, além do Doutor Estranho, cuja skin fica disponível para quem adquirir o jogo na pré-venda. O lançamento, por sua vez, está previsto para dia 7 de outubro.

Midnight Suns trouxe Homem Aranha combatendo Venom, e terá outros heróis conhecidos da Marvel — Foto: Reprodução/Luiza M. Martins

Midnight Fight Express

Dando início aos jogos Indie, o Summer Game Fest exibiu pela primeira vez Midnight Fight Express, que traz brigas de rua com diversos jogadores ao mesmo tempo. O título fica disponível para comprar em 27 de agosto, mas já há uma demo disponível para baixar no Steam.

Midnight Fight Express traz brigas de rua com diversos lutadores; demo já está disponível no Steam — Foto: Reprodução/Luiza M. Martins

Cuphead: The Delicious Last Course

A expansão paga de Cuphead, The Delicious Last Course recebeu novos detalhes durante o Summer Game Fest. O evento serviu de palco para uma nova demonstração de gameplay que destaca um chefe de gelo e poderes que poderão ser equipados pelos jogadores. O conteúdo fica disponível em 30 de junho de 2022 para PC e consoles, seguindo muitos anos de espera desde seu anúncio oficial.

Zenless Zone Zero

A HoYoverse, também conhecida como miHoYo e responsável por Genshin Impact, divulgou um trailer inédito de Zenless Zone Zero. Diferente do último jogo da companhia, este tem uma temática mais urbana e se passa em um futuro próximo que foi assolado por uma desastre natural. O vídeo mostra uma das novas personagens reveladas para o elenco e um sistema de combate bastante dinâmico, que também remete a Genshin Impact com seus gráficos em estilo anime.

Zenless Zone Zero traz pegada de anime a combates urbanos — Foto: Reprodução/Luiza M. Martins

Humankind: Cultures of Latin America

O jogo de estratégia da SEGA ganha uma DLC com civilizações da América Latina, incluindo Maias, Astecas e Incas, além de argentinos e cubanos, em eras mais recentes. A expansão já está disponível para comprar. Apesar da novidade, o grande destaque fica para a chegada do título aos consoles PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.

One Piece Odyssey

O jogo One Piece Odyssey, anunciado em março, recebeu um trailer inédito e foi confirmado como um JRPG por turnos. Os fãs poderão interagir com seus personagens favoritos, incluindo Monkey D. Luffy, Zoro, Sanji, Nico Robin, Franky, Usopp e Chopper, além de explorar o ambiente e enfrentar inimigos em combates pelo mapa. O título da Bandai Namco chega ainda em 2022 para PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series X/S e PC, via Steam.

One Piece Odyssey traz gameplay de exploração em mundo aberto e gráficos que remetem à animação da série — Foto: Reprodução/Luiza M. Martins

Saint's Row

O novo Saint's Row ganhou um trailer inédito de gameplay que mergulha no sistema de criação de personagens. Essa opção vai permitir aos jogadores expressarem quem eles realmente são e brincarem com diferentes itens de personalização. O sistema é chamado de Boss Factory e uma demonstração já está disponível para download gratuito. Além disso, o jogo deve receber mais detalhes em uma apresentação da Epic Games nesta sexta-feira, dia 10 de junho.

Jogo de terror teve seu primeiro trailer revelado, mostrando gráficos de alta qualidade, cenas assustadoras e um cenário bastante tenso. A gameplay, pelo vídeo, será em primeira pessoa, e envolve explorar o ambiente e enfrentar alguns inimigos pontuais. O título está previsto para início de 2023 e chega para PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X/S e PC via Steam ou Epic Games Store.

Layers of Fears promete assustar fãs de terror com gráficos realistas e gameplay tensa — Foto: Reprodução/Luiza M. Martins

The Last of Us: série, remake e... multiplayer?

Durante a apresentação, Neil Druckmann falou sobre algumas novidades envolvendo o universo de The Last of Us. A primeira delas seria a chegada de um novo jogo focado em multiplayer, trazendo o mesmo mundo exibido na aventura de Ellie, Joel e Abby. O conteúdo não teve grandes detalhes revelados, e fica para 2023, segundo Neil.

Além desse novo game, Neil também falou da produção da série baseada no primeiro jogo e aproveitou para anunciar (ou melhor, confirmar) o remake de The Last of Us Parte 1, com gráficos melhorados e produção focada para PS5. O remake chega oficialmente em 2 de setembro de 2022, e a produção do Summer Game Fest aproveitou para comparar algumas cenas do original, para PS4.

The Last of Us Remake traz melhorias nos gráficos e chega em setembro de 2022 para PS5 e PC — Foto: Reprodução/Luiza M. Martins

Mais anúncios

Honkai: Starrail, da desenvolvedora de Genshin Impact e Zenless Zone Zero, também recebeu um vídeo de gameplay que mostra um pouco do seu elenco de personagens e cenas de combate. Uma data de lançamento ainda não foi revelada, no entanto.

Já o aguardado jogo das Tartarugas Ninja, TMNT Shredder's Revenge também contou com um novo vídeo de gameplay que revelou a inclusão de um modo para seis jogadores, tanto no mesmo videogame como também online. Com isso, Casey Jones também se junta ao elenco de personagens selecionáveis. Por fim, a data de lançamento foi confirmada para 16 de junho.

Na sequência, um novo jogo de sobrevivência chamado Nightingale foi apresentado com um vídeo de gameplay. O título traz uma perspectiva em primeira pessoa e os jogadores atravessam portais para conhecer novos reinos sobrenaturais. Os jogadores já podem se inscrever no site oficial para receber novidades sobre lançamento.

Mais do TechTudo