Produtividade
Publicidade

Por Maya Abreu*, de São Paulo


A Google anunciou nesta terça-feira (14) que trará para o Brasil a Duplex, tecnologia de inteligência artificial que simula conversação humana para automatizar tarefas específicas. Aqui no país, por enquanto, a novidade - que atualmente está em fase de testes - será utilizada em três áreas: para contatar estabelecimentos e atualizar informações sobre comércios no buscador; para facilitar a compra de ingressos pela internet; e para consultar locais de votação via Google Assistente, em uma parceria feita com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A ideia é que, com a tecnologia, a comunicação de inteligência artificial aconteça de maneira mais ágil e “natural”. Nas linhas a seguir, saiba tudo sobre os usos da tecnologia e como ela funciona.

Google anuncia tecnologia que imita conversas humanas; conheça — Foto: Marvin Costa/TechTudo

O que é a Duplex e para que serve

A Duplex é uma tecnologia de inteligência artificial que simula aspectos da conversação humana - como interrupções, por exemplo - para criar papos mais naturais. Lançada em 2018, seu principal propósito - além de deixar o contato mais “humanizado” - é realizar tarefas práticas do dia a dia de maneira mais ágil via dispositivos móveis.

Assim, a tecnologia pode ser usada para diferentes ações. No exterior, por exemplo, é possível usar a Duplex para marcar um horário em salão de beleza. Outra tarefa possível é telefonar para estabelecimentos utilizando a inteligência artificial - que, para soar mais natural, incorpora pausas e interjeições à fala.

Inteligência artificial do Google oferece suporte para diversas situações — Foto: Divulgação/Google

No que será usada aqui no Brasil?

Aqui no Brasil, a Duplex - que, atualmente, passa por testes - será aplicada primeiramente em três vertentes. A primeira será na realização de contato da Google com estabelecimentos que sejam cadastrados no buscador para atualização das informações disponíveis na plataforma. A empresa afirmou que, diariamente, tem feita cerca de 200 ligações para diferentes comércios com a finalidade de atualizar os dados disponíveis no Google.

Porém, a ideia é que o recurso se expanda para outros tipos de tarefas. De acordo com a Google, seguindo as medidas que a empresa anunciou para as Eleições 2022, um objetivo é de que seja possível descobrir seu local de votação de maneira rápida, simplesmente perguntando ao Google Assistente - que, então, utilizaria o Duplex para isso. A novidade será feita em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, segundo a companhia, o Google Assistente auxiliaria em todos os passos referentes a essa busca.

Além disso, outra novidade para o Duplex e que atualmente que está em testes no Brasil é a possibilidade de adquirir ingressos de cinema pela web utilizando a tecnologia. A função já está disponível nos Estados Unidos e no Reino Unido, e a ideia é que descomplique esses processos de compra.

Não há previsão exata de quando esses recursos serão implantados no país, mas é possível que siga o calendário eleitoral.

Jornalista viajou a São Paulo a convite da Google.

Veja também: Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Mais do TechTudo