TVs
Publicidade

Por TechTudo


TVs com Dual Play surgiram em 2011 como uma solução da LG para acabar com o "split screen" (tela dividida) em videogames. O recurso usa a mesma tecnologia de televisores 3D, mas com óculos especiais que permitem que cada jogador veja apenas seu próprio ponto de vista no game, em tela cheia. Aposentado em modelos mais atuais, o Dual Play viralizou nos últimos dias no TikTok, em que usuários deixaram seus seguidores curiosos com a funcionalidade.

O funcionamento do Dual Play não tem muito mistério. Em imagens 3D convencionais, cada lente dos óculos possui a capacidade de enxergar uma imagem diferente (A e B). Gravados separadamente a uma distância similar à dos olhos humanos, os dois pontos de vista conferem a sensação de profundidade. A ideia do Dual Play é que um par de óculos veja duas imagens A e o outro enxergue duas imagens B. Com disso, cada jogador enxerga apenas a sua tela.

LG apresentou o Dual Play durante a IFA 2011 — Foto: Allan Melo/TechTudo)

Como o recurso foi desenvolvido pensando em games, não há uma diferenciação sonora para os dois players, que escutam rigorosamente a mesma coisa, seja no som ambiente ou em fones de ouvido. Além de uma TV 3D da LG compatível com a função, o usuário também precisa de um console e de games compatíveis para poder desfrutar do Dual Play. Como se trata de um recurso antigo, combinar esses requisitos em 2022 pode se tornar uma tarefa difícil.

A tecnologia foi apresentada pela primeira vez pela LG durante a IFA 2011. Alguns dos primeiros modelos com o recurso foram revelados na CES 2012.

Mudança de lentes é o que faz Dual Play funcionar — Foto: Reprodução

Após viralizar no TikTok, o Dual Play também movimentou buscas no Google. Segundo o Google Trends, plataforma que monitora as pesquisas do site, houve um aumento de procura por termos como "LG Dual Play TV", "TV 3D", "óculos Dual Play", e outras consultas similares.

Procura por "Dual Play" teve aumento no Google — Foto: Reprodução/Google Trends

Mais do TechTudo