Publicidade

Por Nathalia Duarte, da Redação


Usuários do Xbox Cloud Gaming, parte da assinatura Game Pass Ultimate, vão poder jogar direto em smart TVs Samsung, sem precisar de um console, através do Xbox App para TV. A novidade foi anunciada no What's Next For Gaming, evento para imprensa, nesta quinta-feira (9). A iniciativa já havia sido divulgada no ano passado, quando a Microsoft anunciou sua estratégia em streaming de jogos do xCloud para celulares, PCs e consoles Xbox Series X/S. Agora, a novidade começa a valer a partir de 30 de junho em 27 países, mas ainda não se sabe se o Brasil está incluído na lista.

O serviço de jogos na nuvem da Microsoft funciona como uma "Netflix dos jogos". O usuário paga atualmente R$ 44,99 por mês pelo Xbox Game Pass Ultimate e tem acesso a uma biblioteca de mais de 100 games que podem ser acessados pela Internet através do celular Android e iPhone (iOS), iPad e tablets, além dos próprios videogames Xbox.

Xbox App TV permitirá jogar em smart TVs Samsung sem precisar de console pelo Xbox Game Pass Ultimate — Foto: Divulgação/Xbox

👉 Hogwarts Legacy vai sair para Xbox? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

A princípio, o lançamento acontece em uma parceria com a Samsung e funciona apenas em smart TVs lançadas a partir de 2022. No entanto, o Xbox diz que planeja firmar mais acordos com outras marcas no futuro. A funcionalidade é interessante para novos usuários que queiram começar a jogar sem precisar investir em um Xbox Series X/S ou um PC gamer, além daqueles que já possuem uma assinatura no serviço e querem mais um dispositivo para jogar.

A marca promete, ainda, que a experiência de usar o Xbox App TV será simples, como usar qualquer outro aplicativo de streaming. O acesso será feito através do Game Hub presente no sistema das novas TVs Samsung, onde o app do Xbox estará disponível. Bastará abrir, logar com sua conta do Xbox Game Pass Ultimate para começar a jogar.

Para jogar, será necessário um joystick com conexão Bluetooth. É possível usar os próprios Xbox Wireless, Elite Series 2 ou o Adaptative Controller. Ainda assim, como no PC ou celular, o joystick do PlayStation, DualSense, também será compatível com o aplicativo.

A Home do Xbox App TV será parecida com o que já é visto no console — Foto: Divulgação/Xbox

Mais novidades

A grande novidade não chega sozinha. A Microsoft também aproveitou para reforçar o seu objetivo de tornar games ainda mais acessíveis para os três bilhões de jogadores no mundo e expandir os jogos por streaming. No evento, a marca anunciou também a expansão do Xbox Cloud Gaming para mais dois países: Argentina e Nova Zelândia.

Além disso, foram relembrados e apresentados novos recursos para jogar através do PC no Windows 11. Os players poderão calibrar o HDR com um novo app e o sistema ganhará um widget do Game Pass, além de uma barra de controle exclusiva para jogos que pode ser ativada ao conectar o controle do Xbox ao PC. O Microsoft Edge também recebe melhorias, como uma home page focada em jogos, Clarity Boost integrado, menu de jogos populares, além de um modo de eficiência.

Microsoft Edge recebe a ferramenta Clarity Boost — Foto: Divulgação/Xbox

Por fim, um novo projeto que promete ajudar jogadores a experimentar games que chegarão no Game Pass também foi relevado. Com o nome de Project Moorcroft, ele tem como objetivo dar mais chances de desenvolvedores independentes divulgarem seus jogos. Dessa forma, os usuários poderão jogar demos e receber recompensas, por ajudar com feedbacks para o novo game.

5 jogos essenciais para Xbox que todo jogador deveria conhecer

5 jogos essenciais para Xbox que todo jogador deveria conhecer

Mais do TechTudo