TVs
Publicidade

Por Raquel Freire, para o TechTudo

Divulgação/Samsung

Instalar uma TV na parede ou deixá-la sobre um móvel não é uma decisão tão simples quanto parece. As duas alternativas têm vantagens e desvantagens, que mudam de acordo com o ambiente, tamanho do display, hábitos familiares e preferências de cada pessoa.

Todos esses fatores devem ser considerados antes da instalação propriamente dita, já que desfazê-la é sempre mais trabalhoso — e nem sempre é possível encaixar a TV pensada para ficar pendurada na estante, por exemplo. Confira, abaixo, quatro motivos para deixar a smart TV na parede e quatro razões para deixá-la sobre um móvel.

Veja prós e contras de instalar TV na parede — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

MOTIVOS PARA INSTALAR NA PAREDE

1. Otimiza o espaço da sua casa

A principal vantagem de instalar a TV na parede é o espaço que se economiza na casa. A fixação do aparelho libera a superfície de racks e estantes, que podem ser usadas para colocar objetos de decoração e outros aparelhos, como consoles de videogame e equipamentos de som.

TV instalada na parede otimiza o espaço na casa — Foto: Divulgação/Samsung

2. Facilita a decoração

Coordenar os elementos da casa também fica mais fácil quando a televisão está na parede. Uma das razões é que o tamanho do monitor não precisa se adequar ao do móvel, o que é especialmente interessante para quem tem uma TV grande.

Também não é necessário se preocupar se o televisor e o móvel combinam. Essa característica deve ser observada principalmente por quem gosta de móveis antigos ou assinados por designers, já que os traços do monitor acabam interferindo demais no estilo da mobília.

3. As TVs podem ser usadas como quadros

Algumas TVs já são projetadas para serem penduradas na parede. É o caso da The Frame, da Samsung, que traz moldura imitando quadro. O display pode ser configurado para exibir imagens interessantes, fazendo com que a televisão exerça a função de obra de arte.

TV na parede pode ser usada como quadro, compondo decoração — Foto: Divulgação/Samsung

4. Traz um ambiente mais minimalista

As linhas finas e discretas das TVs atuais são perfeitas para uma decoração minimalista, e colocá-las na parede ajuda ainda mais no estilo. Com a tevê fixada, o cômodo pode ficar sem nenhum móvel para ampará-la. Isso significa mais espaço livre no chão e um visual clean.

MOTIVOS PARA COLOCAR A TV NO MÓVEL

1. Instalação mais rápida

Colocar a TV sobre um móvel é o jeito mais fácil de deixá-la pronta para uso. Geralmente, basta encaixar a tela no suporte e pronto: você já pode assistir a filmes e séries, ver novelas, acompanhar o noticiário, jogar videogame ou que mais quiser fazer com o televisor.

Colocar a TV sobre um móvel é a maneira mais rápida e fácil de instalá-la — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

2. Não é preciso furar a parede

A praticidade pode ser um fator decisivo para quem não sabe usar (ou não tem) furadeira. Nesses casos, deixar a TV sobre um aparador ou outro móvel evita ter quer chamar um profissional para fazer a instalação na parede. Além da agilidade, a medida significa menos gastos após a compra da TV, que já não é um item barato.

3. As entradas atrás da TV ficam mais acessíveis

Muitos suportes de parede para TV são articulados, o que facilita o acesso às conexões traseiras. Ainda assim, geralmente as entradas podem ser alcançadas mais confortavelmente quando o aparelho está em um móvel.

Isso acontece, entre outras razões, porque assim é possível deixar a TV na distância ideal da parede. Outro fator é que tendemos a colocar o televisor mais alto quando está instalado no muro, fazendo com que mexer na traseira seja mais difícil. Este aspecto deve ser levado em consideração sobretudo por quem conecta e desconecta frequentemente dispositivos na TV, como notebooks.

Conexões traseiras da TV são mais fáceis de acessar quando ela está sobre móvel — Foto: Divulgação/LG

4. É mais fácil de transportar (e limpar)

Mexer facilmente na traseira é de grande ajuda na hora da limpeza. Este fator pesa bastante no dia a dia, especialmente porque uma TV suja destacada na parede pode incomodar bastante a longo prazo.

Naturalmente, também é muito mais fácil transportar a televisão quando ela está "solta" em um móvel. Em casas em que o aparelho muda frequentemente de cômodo (da sala para o quarto, por exemplo), fazer vários furos nos diferentes espaços polui visualmente os ambientes.

Com informações de Gadgets360

No vídeo abaixo, você vai descobrir como configurar o áudio após conectar o cabo HDMI na TV

HDMI: configure o áudio após conectar o computador na TV

HDMI: configure o áudio após conectar o computador na TV

Mais do TechTudo