Bancos digitais
Publicidade

Por TechTudo, do home office


O app do Banco do Brasil está fora do ar nesta quinta-feira (7), segundo apontam usuários nas redes sociais. De acordo com publicações no Twitter, o aplicativo está apresentando erro de 012.4, de "Falha no sistema", impedindo os correntistas de acessar as funções gerais do app - como transferências via Pix ou pagamento de boletos - e em alguns casos até mesmo de fazer login. O Downdetector, ferramenta que monitora o funcionamento de serviços online, indicou que as reclamações começaram por volta das 10h40 de hoje.

Nos testes feitos pelo TechTudo em um celular Android, não foi possível fazer login no aplicativo. Embora não tenha mostrado a falha 012.4, durante nossa testagem, após inserir a senha, o app retornou à tela inicial, solicitando o código-passe mais uma vez. A reportagem entrou em contato com a assessoria do BB para entender o que causou a instabilidade e se há previsão de conserto. Em resposta, foi dito que o banco "já está trabalhando para normalizar os acessos ao aplicativo o quanto antes" e que a queda não é consequência de ataques cibernéticos (veja a nota completa ao final da matéria).

Banco do Brasil fora do ar? Usuários apontam problemas com o app — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

O Google Trends, site que monitora as buscas feitas no Google, identificou aumento repentino de termos como "Banco do Brasil fora do ar hoje", "Falha na autenticação" e "Falha 012.4" nas pesquisas relacionadas ao app. Segundo dados da plataforma, as reclamações tiveram um pico às 11h47 desta quinta-feira.

Gráfico do Google Trends aponta crescimento nas buscas por termos como "banco do brasil fora do ar" e "banco do brasil falha" — Foto: Reprodução/Google Trends

No Twitter, as reclamações de usuários indicaram que o problema está acontecendo tanto em celulares iPhone (iOS) quanto em Android (veja tuítes a seguir).

O que diz o Banco do Brasil?

A assessoria do banco enviou ao TechTudo uma nota explicando que a instabilidade está sendo verificada pela equipe do app. Confira a declaração completa abaixo.

O Banco do Brasil informa que o App está apresentando intermitência momentânea para alguns clientes. O BB já está trabalhando para normalizar os acessos ao aplicativo o quanto antes. O BB esclarece que todos os seus demais canais de atendimento continuam operando normalmente, pela internet, WhatsApp, Central de Atendimento, terminais de autoatendimento e agências. O BB ressalta que não há relação com ataque cibernético.

Com informações de Downdetector e Google Trends

Veja ainda: Nubank, Inter, Neon e mais: saiba tudo sobre bancos digitais

Nubank, Inter, Neon e mais: saiba tudo sobre bancos digitais

Nubank, Inter, Neon e mais: saiba tudo sobre bancos digitais

Mais do TechTudo