Celular
Publicidade

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo

Thássius Veloso/TechTudo

O iPhone completou 15 anos nesta semana e, para celebrar a data, o Wall Street Journal gravou um documentário sobre o icônico celular. Disponível no YouTube, o filme conta com a participação de figuras importantes da Apple, como diretor de marketing Greg Joswiak, que declarou que a Samsung era “irritante” e teria feito “cópias pobres” dos primeiros modelos do smartphone da maçã. O executivo ainda acusou a marca rival de ter roubado tecnologia da gigante de Cupertino.

No vídeo, quando perguntado sobre a tecnologia dos celulares Android nos primeiros anos do iPhone, Joswiak não poupou críticas. “Eles eram irritantes porque, como você sabe, eles roubaram a nossa tecnologia. Eles pegaram as inovações que nós criamos e criaram uma cópia pobre dela, e apenas colocaram uma tela maior ao redor”, desabafou o executivo em referência aos modelos da marca Galaxy.

De acordo com a Apple, Galaxy S2 Lite tinha design inspirado no iPhone — Foto: Luciana Maline/TechTudo

A Apple iniciou um processo judicial contra a Samsung em 2011 justamente por violação de patentes. Na ocasião, de acordo com o site MacRumors, a fabricante sul-coreana foi condenada a pagar uma indenização de US$ 1 bilhão, o que dá cerca de R$ 5,2 bilhões pela cotação atual do dólar. O valor foi reduzido em audiências posteriores e, em 2018, as empresas entraram num acordo.

Por outro lado, o iOS também se inspirou em vários recursos do Android ao longo dos anos, com a inclusão de central de notificações e widgets, presentes no sistema do Google desde as suas primeiras versões.

Galaxy S4 tem tela de 5 polegadas e bordas arredondadas — Foto: Luciana Maline/TechTudo

A disputa por recursos que mais agradem aos consumidores é antiga entre Apple e Samsung. O Galaxy S4, de 2013, já tinha tela de 5 polegadas, enquanto o rival iPhone 5 tinha apenas 4". Somente no ano seguinte, após muita resistência da equipe de design, o iPhone 6 chegou às lojas com um painel de 4,7”, aumento que foi muito comemorado pelos fãs e fez as vendas dispararem.

Com informações de MacRumors

Confira todos os detalhes do iPhone 13 no vídeo abaixo

Confira todos os detalhes do iPhone 13

Confira todos os detalhes do iPhone 13

Mais do TechTudo