Lançadores e buscadores
Publicidade

Por Maria Alice Freire e Raisa Monteiro Capela (colaboração)


A imagem mais distante já registrada do universo é celebrada com um Doodle do Google nesta terça-feira (12). A foto foi tirada pelo Telescópio Espacial James Webb, o maior e mais poderoso telescópio já lançado ao espaço. Quase seis meses após seu lançamento, a Nasa divulgou, em um evento na Casa Branca, o primeiro registro colorido do equipamento e uma série de imagens e dados inéditos feitos a partir das observações de Webb.

A página inicial do Google traz uma pequena animação do telescópio fotografando o espaço, seguida das imagens reais captadas pelo objeto. Clicando sobre a arte, é possível acessar notícias relacionadas à sua atividade espacial. A homenagem é exibida em diversos países na versão web do buscador e também no aplicativo do Google para celulares Android e iPhone (iOS).

Doodle do Google celebra foto do universo tirada pelo Telescópio Espacial James Webb — Foto: Reprodução/Google

James Webb foi lançado ao espaço para trabalhar em conjunto com o já conhecido Hubble. A diferença entre eles é que Webb tem uma visão infravermelha mais sensível, o que pode ajudar a compreender o início da história do universo.

As fotografias coloridas registradas pelo Telescópio Espacial James Webb mostram nebulosas e galáxias de cerca de 290 milhões de anos-luz de distância. Segundo a Nasa, o equipamento promete “transformar nossa compreensão do universo”, pois possibilitará que pesquisadores sondem planetas distantes, olhem para o universo a 4,6 bilhões de anos-luz de distância, e façam novas descobertas sobre a história cósmica.

Com informações de G1 e Google

Veja também: 7 truques e jogos escondidos no Google

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Mais do TechTudo