Redes sociais
Publicidade

Por Ana Letícia Loubak, da Redação


O Instagram continua instável e com problemas nesta sexta-feira (1). Alguns usuários permanecem sem conseguir abrir a câmera do aplicativo para fazer Stories. O problema, que começou na terça-feira (28), impede as pessoas de publicar fotos e vídeos em tempo real: a única opção é importar conteúdos da galeria. Em testes feitos pelo TechTudo, a falha afeta principalmente donos de iPhone (iOS). Para outros, por sua vez, o aplicativo Instagram não abre.

LEIA TAMBÉM:

Em nota enviada ao TechTudo às 17h56 de quarta-feira (29), o Instagram reconheceu a falha e afirmou que está trabalhando para consertá-la. “Sabemos que algumas pessoas estão com problemas para acessar a câmera no Instagram. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse um porta-voz da Meta. A empresa, no entanto, não forneceu prazo para a normalização do aplicativo.

Instagram está instável durante toda a semana; usuários reclamam na web — Foto: Getty Images

Dados do Google Trends, ferramenta de monitoramento de buscas em tempo real, mostram que houve aumento nas consultas por "Instagram não abre câmera" e "o que fazer quando o Instagram não abre?" nas últimas quatro horas. Já observando o gráfico exibido pelo Downdetector, plataforma que acompanha o status de serviços online, é possível perceber que o aplicativo enfrenta instabilidades nas últimas 24 horas.

Pesquisas por "câmera do Instagram" despontam no Google Trends — Foto: Reprodução/Google Trends

Em testes feitos pelo TechTudo, o aplicativo do Instagram não apresentou problema em celulares com Android: foi possível abrir a câmera dos Stories, tirar fotos e gravar vídeos normalmente. Quando testamos o app em iPhones (iOS), por sua vez, havia apenas a opção de importar conteúdos da galeria.

Aplicativo do Instagram no iPhone (iOS) não abre câmera dos Stories — Foto: Reprodução/TechTudo

Afetados pela falha recorreram ao Twitter para reclamar a respeito e saber se o problema também atingia outras pessoas. "Sumiu a opção de fazer stories do meu Instagram. Alguém mais tá com ele assim?", publicou uma usuária. Além disso, há uma série de queixas sobre a persistência do bug, que começou na terça-feira (28). A maioria dos tuítes foram postados de iPhones. Veja alguns relatos abaixo.

Instabilidades no Instagram começaram na segunda (27)

O Instagram está instável desde segunda-feira (27), quando usuários que desativaram temporariamente suas contas e tentaram reverter o procedimento enfrentaram dificuldades para reativar o perfil. A rede social exibia a mensagem "Houve um problema ao entrar no Instagram. Tente novamente em breve”. Na terça (28) começou o problema da câmera nos Stories, e no dia seguinte houve relatos de pessoas que não conseguiam visualizar publicações no feed de notícias e publicar novos conteúdos.

Veja também: 5 tipos de Stories para aumentar o engajamento no Instagram

5 tipos de Stories para aumentar o engajamento no Instagram

5 tipos de Stories para aumentar o engajamento no Instagram

Mais do TechTudo