Sua Casa Mais Tech
Publicidade

Por Shoptime

Reprodução/Brastemp

As lava-louças mais modernas entregam pratos, copos, talheres e outros utensílios limpos com muita economia de água e de tempo para os usuários. Alguns equipamentos vão além e prometem um sistema de lavagem inteligente, mas você sabe o que isso tem de diferente? O Shoptime explica.

Como funciona uma lava-louça?

De forma geral, uma máquina de lavar louças conta com 2 ou 3 prateleiras deslizantes com diversos apoios, onde o usuário posiciona pratos grandes e de sobremesa, copos, taças, cumbucas e outros utensílios, talheres e até panelas, sempre com a abertura voltada para baixo.

O mecanismo interno de uma lava-louças conta com duas ou três hélices posicionadas em diferentes alturas, que soltam jatos pressurizados de água quente (a até 70°C, dependendo do equipamento).

Basicamente, o funcionamento segue os seguintes passos:

- Lava-louças enche sua parte de baixo com água e mistura o detergente

- Máquina aquece a água até a temperatura selecionada

- A água é levada para as hélices, que lançam jatos de água pressurizada para limpar os utensílios, em diferentes ângulos, para atingir todas as superfícies

- A água suja é drenada e mais água limpa com sabão é lançada nos utensílios e louças, o que pode ocorrer várias vezes, dependendo do ciclo escolhido

- Toda a água é drenada

- Máquina aquece o ar interno para secar os pratos, copos e utensílios, caso a opção tenha sido selecionada. O usuário pode acrescentar um líquido secante, que evita manchas em taças e copos nessa fase.

As lava-louças possuem sistemas de controle que monitoram seu funcionamento, entrada e saída de água, excesso de restos de comida no filtro, etc., além de um timer que determina a duração de cada ciclo. Sensores ajudam a regular a temperatura e a drenagem, para evitar acidentes.

O que é a lavagem inteligente?

Algumas lava-louças possuem um sistema de sensores que consegue identificar o nível de sujeira dos pratos, travessas e panelas para adequar o ciclo de lavagem automaticamente. Em máquinas disponíveis por aqui, esse recurso é chamado de Smart Sensor, Auto Sense ou Programa Inteligente.

Em resumo, sensores internos analisam como está a sujeira nas louças ou na água resultante do primeiro enxágue. Em seguida, a própria lava-louças define o melhor ciclo de lavagem, inclusive, adicionando mais enxágues, aumentando a quantidade de água ou regulando a temperatura.

No Exterior, já existem lava-louças inteligentes, que podem ser conectadas à Internet e integradas às smart homes. Em diversos modelos que encontramos, é comum que as marcas reforcem uma proposta ecológica para maior rendimento energético e menor uso de recursos, falando de água e sabão.

Além disso, esses equipamentos smart podem ser monitorados e controlados à distância e também oferecem lavagens inteligentes, com sensores avançados para definir automaticamente o melhor ciclo de higienização para entregar louças totalmente limpas.

A louça sai limpa mesmo?

As lava-louças contam com jatos pressurizados de água quente liberados de hélices giratórias, que atingem os pratos, copos e talheres em diversos ângulos. Além disso, elas utilizam detergente líquido, em pó ou tabletes, próprios para uso em máquinas, que possuem ação muito mais forte do que o detergente líquido de pia. Eles fazem a sujeira e a gordura se diluir.

Ou seja, dificilmente os pratos, copos, taças e panelas não sairão limpos depois de um ciclo de lavagem completo.

Mas, além de ler as dicas do manual de instruções, o usuário acaba entendendo a melhor forma de acomodar os utensílios, para que todos os cantinhos recebam água dos jatos, depois de usar a lava-louças por alguns dias.

Um dos hábitos que os moradores devem manter, para melhorar o desempenho da lava-louças, é raspar os restos de comida de pratos, bowls, refratários e outros utensílios no lixo antes de colocá-los na máquina, da mesma forma que fazemos antes de colocar a louça suja na pia.

Fazendo isso, não é preciso pré-lavar a louça. Se as peças forem ficar na lava-louças da hora do almoço até o jantar, por exemplo, para você colocar a máquina para funcionar apenas uma vez na capacidade máxima, existe a função Acqua Spray ou Pré-lavagem, com jatos que fazem uma limpeza prévia para remover excessos e evitar odores.

De acordo com fabricantes, o consumo de água de uma lava-louças pode ser seis vezes menor do que lavar os utensílios na torneira da pia. Porém, dá para lavar de tudo em uma máquina? E a energia, o equipamento vai provocar muito impacto na conta de luz? Leia mais aqui.

Visite o Shoptime para pesquisar modelos de lava-louças, conferir as promoções em eletrodomésticos e tudo mais o que sua casa precisa.

Para ver as melhores ofertas do dia, baixe o app do Shoptime e aproveite mais vantagens na hora de comprar online.

Shoptime
Mais do TechTudo