Apps
Publicidade

Por Marcela Franco, para o TechTudo


A lista de possíveis novos emojis que podem chegar a celulares iPhone (iOS) e Android foi divulgada nesta quarta-feira (13) pela Emojipedia. As opções incluem um rosto trêmulo, duas mãos para fazer high five e outras cores de corações, e serão lançadas em 2022 e 2023. As novas "carinhas" ainda passarão, em setembro, pelo processo de aprovação da Unicode, empresa responsável por fazer os emojis usados no celular. Porém, vale destacar que a lista prévia costuma ser a mesma da oficial - por isso, é possível que as novas opções do teclado sejam as reveladas até o momento.

Segundo a Unicode, a divulgação ocorreu em comemoração ao Dia Mundial do Emoji, que acontece neste domingo (17). Os designs exibidos ainda podem sofrer alteração antes da chegada oficial no teclado, e as imagens também podem variar de acordo com o sistema operacional do celular. A lista de rascunho parte da atualização Emoji 15.0, e inclui uma carinha muito aguardada pelos usuários: o coração rosa simples. O símbolo está entre os pedidos mais populares desde 2016.

Lista de emojis que devem ser lançados em 2022-2023 é divulgada pela Unicode — Foto: Marcela Franco/TechTudo

Também fazem parte da lista de rascunho um coração na cor azul e na cor cinza. Entre os outros designs, estão o rosto tremendo, que poderá representar reações de choque, e as mãos empurrando - que, quando usadas juntas, podem ganhar um sentido de high five. Os símbolos também incluem o sinal de Wi-Fi e seis novos animais. São eles: água-viva, pássaro preto, ganso, cara de alce, burro e uma asa. O pacote também conta com ícones de gengibre, vagens de ervilha e planta Jacinto. Por fim, a atualização terá emojis de flauta, maracas, leque e pente garfo.

Imagem dos possíveis novos emojis do teclado do celular para 2022 e 2023 — Foto: Divulgação/Emojipedia

A Emojipedia permite que os usuários votem na carinha favorita na categoria "Emoji mais esperado" da premiação World Emoji Awards 2022. A Unicode afirma que a votação não faz parte do processo de aprovação, mas é uma forma divertida de avaliar os possíveis novos emojis aguardados pelos usuários. O vencedor será revelado antes do Dia Mundial do Emoji.

Vale mencionar que a lista de rascunho desse ano deixou de fora emojis de pessoas porque esse tipo de símbolo fazer parte da maioria das novidades nos últimos lançamentos. Outra curiosidade é que o pacote de 2022-2023 é a menor lista de emojis da Unicode até então. Em 2021, foram 112 recomendações e, em 2020, 334; para este ano, a amostra conta com apenas 31 sugestões de emojis.

O cronograma de aprovação e lançamento dos novos emojis consiste na divulgação das imagens dos possíveis símbolo, que é a fase atual. Em setembro de 2022, então, será divulgada a lista oficial dos emojis. Entre outubro e dezembro, o Google já deve ter suporte para implementar as novas "carinhas" e, em janeiro e outubro de 2023, os emojis devem chegar a todas as plataformas - incluindo Apple, Samsung, Twitter e Facebook.

Qualquer usuário pode contribuir com a criação de novos emojis enviando uma ideia para Unicode. O processo consiste em mandar uma proposta de símbolo seguindo todas as regras e condições determinadas pela empresa.

Com informações de Emojipedia e The Verge

Veja ainda: O que é GB WhatsApp? Conheça os recursos (e os riscos) ao baixar o APK

O que é GB WhatsApp? Conheça os recursos (e os riscos) ao baixar o APK

O que é GB WhatsApp? Conheça os recursos (e os riscos) ao baixar o APK

Mais do TechTudo