TVs
Publicidade

Por Vitória Bernardes, para o TechTudo


O input lag é o atraso que ocorre entre o comando dado por um usuário e a exibição dele em monitores ou TVs. O efeito é prejudicial sobretudo para gamers que participam de jogos competitivos, que necessitam de respostas imediatas a partir de suas ações no controle. Títulos como The Witcher 3: Wild Hunt, que são bastante pesados em qualquer console, podem demorar para exibir o comando feito no controle, mouse ou teclado. Com isso, a jogatina se torna menos fluida e fica suscetível a atrasos de imagem.

Para quem curte jogos competitivos, é muito importante ter rapidez na resposta de qualquer comando. Por isso, confira no TechTudo o que é input lag e como reduzir esse efeito em TVs e monitores.

Input lag pode ser um problema para jogos competitivos, que exigem rapidez na resposta de comandos — Foto: Divulgação/LG

O que é input lag?

Input lag é o tempo de atraso entre o comando feito pelo usuário e sua exibição na tela de um computador ou televisão. Contado em milissegundos, esse pequeno período entre ação e resposta é crucial para amantes de jogos, já que pode interferir no resultado final. Em jogos como Fifa 22, o input lag pode fazer com que o atacante perca a bola mesmo que o usuário tenha clicado em algum comando antes.

Os jogos competitivos são os que mais precisam de melhorias nessa configuração. Com baixa latência entre os aparelhos, o usuário realiza o comando no controle e, em pouquíssimos, milissegundos, a resposta é vista rapidamente na tela.

Para quem curte games pesados e com bastante competitividade, é importante ficar atento ao input lag da TV ou monitor — Foto: Divulgação/HyperX

Como o input lag pode atrapalhar?

No mercado, existem muitos jogos que precisam de movimentação, ação rápida e resposta em pouquíssimo tempo. Quando o input lag dessas partidas tem alta latência, o jogador pode clicar em um comando e sua resposta aparecer tarde demais. Nessas situações, certamente a configuração atrapalha e deixa o usuário frustrado.

O input lag não é um grande problema em games mais lentos, que não exigem tanta movimentação. Embora o atraso na entrada possa parecer incômodo, a diferença de tempo é muito pequena e torna-se insignificante durante a jogatina. Quem curte partidas de RPG raramente percebe o período entre comando e resposta.

O atraso de entrada pode atrapalhar os jogadores e deixar as partidas menos fluidas — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Como melhorar o input lag em TVs e monitores?

Uma forma de melhorar os problemas com input lag durante as partidas é com o Modo Game. Muitos monitores e TVs oferecem essa função, que diminui o tempo entre comando e resposta na tela. Isso permite que as partidas fiquem muito mais fluidas e rápidas para o jogador.

Outro ponto importante é comprar acessórios como teclado, mouse e controle que tenham uma boa resposta aos comandos. Vale a pena procurar modelos gamer, que já são adaptados para todos os tipos de jogatina e acompanham configurações especiais para partidas duradouras e de qualidade.

O Modo Game é uma ótima opção para jogadores que querem melhor resposta nos comandos — Foto: Divulgação/LG

Como escolher aparelhos com a latência ideal?

Na hora de comprar o seu monitor ou televisão, é fundamental ver se ele oferece o Modo Game. Atualmente, essa é a melhor função para acabar com o input lag e deixar as partidas cada vez mais fluidas. É importante também olhar outras funções, como aumento da taxa de atualização, que deixa a troca de quadros ainda mais suave e real para os usuários.

Se for possível, evite usar acessórios que não são para público gamer em jogos densos. Isso pode interferir diretamente no desempenho da partida e acentuar o atraso de entrada. Invista em bons teclados e mouses e mantenha sempre seu joystick bem conservado.

Periféricos também são extremamente importantes para melhorar o atraso de entrada em TVs e monitores — Foto: Divulgação/Samsung

Com informações de Display Ninja e Rtings

No vídeo abaixo, veja seis coisas que você não deve fazer com a sua smart TV

Seis coisas que você não deve fazer com a sua smart TV

Seis coisas que você não deve fazer com a sua smart TV

Mais do TechTudo