Consoles
Publicidade

Por Felipe Vinha, para o TechTudo


A PlayStation anunciou um novo controle para jogar os títulos de PlayStation 4 (PS4) e PlayStation 5 (PS5) no iPhone (iOS). Chamado Backbone One PlayStation Edition, o modelo é fruto de uma parceria entre Sony e a fabricante Backbone One, que produz acessórios do tipo para mobile. A ideia é facilitar a vida de quem curte jogar os games da PlayStation via Remote Play, que transmite a tela do console no celular e também está disponível para Android. O controle adota a proposta plug-and-play, ou seja, basta conectar para usar, e funciona apenas com dispositivos da Apple.

A empresa não deu detalhes sobre data de lançamento e preço, mas afirmou que o aparelho terá um app dedicado para acompanhar novidades da PlayStation e outras funções sociais. Por enquanto, o gadget só vai chegar a alguns países, entre eles EUA, Canadá, Méxio, Austrália e em alguns pontos da Europa (em um primeiro momento, o Brasil fica de fora). Veja, a seguir, mais detalhes sobre o controle.

Backbone One PlayStation Edition promete transformar seu iPhone em console portátil — Foto: Divulgação/Backbone

O Backbone One PlayStation Edition segue a estética do PS5 e também de seus acessórios, como o DualSense e o headset oficial Pulse, em termos de acabamento. A Sony também informou que o dispositivo não usa carga ou baterias próprias, e sim a energia do próprio celular para funcionar – por isso, funciona apenas quando plugado.

A maior diferença conceitual do controle para o DualSense está no posicionamento das alavancas analógicas. Elas se encontram em posições desalinhadas, lembrando um controle de Xbox, por exemplo. A fabricante também publicou um vídeo para demonstrar o funcionamento prático do acessório, com alguns games rodando e com pessoas em diferentes ambientes.

O controle terá, ainda, um aplicativo próprio da BackBone para melhorar a experiência dos usuários e manter a integração com os consoles da PlayStation. De acordo com a empresa, o app permitirá a navegação entre os títulos, e também moestará informações quanto a atualizações e novidades para os games.

Vale lembrar que, para usar o Remote Play, é necessário ter conexão com a Internet no celular e no console, sejam dados móveis ou Wi-Fi. Diferente do Xbox Cloud Gaming, da concorrente Microsoft, a função do PlayStation requer que o usuário tenha um console, PS4 ou PS5, ligado e conectado, que é acessado remotamente via rede interna ou externa. O recurso também não é exclusivo de celulares – ele funciona em computadores, Windows ou Mac, e não requer assinatura da PS Plus.

Com informações de PS Blog

Mais do TechTudo