Redes sociais
Publicidade

Por Guilherme Ramos, para o TechTudo


PrivateInsta é um site que promete mostrar as publicações de perfis privados do Instagram sem que seja necessário enviar uma solicitação para segui-los. De acordo com sua própria descrição, a plataforma é "única" entre as outras opções que oferecem serviços parecidos, como o Instalooker, e pode ser acessada tanto por um computador quanto por celulares Android e iPhone (iOS). Embora ver uma conta privada no Instagram seja uma curiosidade de muitos usuários, vale lembrar que a única forma legítima de ver um perfil trancado é enviando uma solicitação para ser seguidor. Abaixo, confira se o PrivateInsta é seguro e como ele funciona.

PrivateInsta promete mostrar perfis privados do Instagram — Foto: Getty Images

Como o PrivateInsta funciona

Para ver as publicações de um perfil privado no PrivateInsta, é preciso informar o nome de usuário que você deseja "espionar" na barra de pesquisa do site e clicar em "View Private Profile" (ver perfil privado, em tradução livre). De acordo com o site, logo após essa etapa, o usuário seria direcionado ao perfil escolhido, agora visível.

PrivateInsta promete mostrar conteúdo de contas fechadas no Instagram — Foto: Reprodução/Guilherme Ramos

Mas, nos testes realizados pelo TechTudo, a plataforma exige uma verificação de segurança assim que a busca é feita. Para provar que é humano, o usuário precisa abrir diversos links de propagandas suspeitas e até mesmo baixar outros aplicativos. O processo expõe a segurança do computador ou celular, já que links e programas desconhecidos podem conter malwares.

PrivateInsta é seguro?

O PrivateInsta diz que "não tem qualquer parceria e nem é verificada pelo Instagram", mas que o usuário não está quebrando nenhum termo de serviço da rede social ao utilizar a ferramenta. Nos termos de uso do site, também é avisado que o serviço "pode conter links para sites de terceiros que não são controlados pelo PrivateInsta". Assim, a promessa inicial de que basta pesquisar o perfil trancado para torná-lo visível é desmentida.

Além disso, os termos de uso da plataforma reforçam que a plataforma "não se responsabiliza pelos danos ou perdas causadas por sites ou programas terceiros". O documento também reforça que "não garante que o site funcione". Tudo isso, somado à questão da verificação de identidade a partir do acesso a links suspeitos e do download de aplicativos desconhecidos, coloca a confiabilidade e segurança do PrivateInsta em dúvida. Por isso, vale ressaltar que o único meio seguro e legítimo de ver as fotos de um perfil privado é pedir ao dono da conta para segui-lo.

Com informações de PrivateInsta

Veja também: quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

4 coisas que o Instagram sabe sobre você.

4 coisas que o Instagram sabe sobre você.

Mais do TechTudo