Plataformas Online
Publicidade

Por Yuri Hildebrand


A PlayStation Network (PSN) ficou do ar na tarde desta terça-feira (19). O serviço online dos consoles PlayStation 4 (PS4) e PlayStation 5 (PS5) apresentou instabilidade e impediu usuários de conectarem a jogos multiplayer, assim como à PS Store. No Twitter, muitos jogadores reclamaram que não conseguiram baixar novos games como Stray, que chegou hoje aos planos Extra e Deluxe da PS Plus, e o beta aberto de Multiversus, game de luta da Warner com gameplay que lembra Super Smash Bros., da Nintendo.

Segundo a página de status da PlayStation, o problema não afetou o resgate de códigos e a busca por jogos, mas, ainda assim, impedia usuários de iniciar jogos e gerenciar suas contas. Nos consoles, a plataforma apareceu offline para uma manutenção. O TechTudo entrou em contato com a empresa para entender o problema, mas ainda não teve resposta. O server status da PSN apontou uma normalização do serviço por volta das 16h.

PSN caiu? Usuários reclamam de serviço fora do ar por conta de manutenção — Foto: Reprodução/Luiza M. Martins

👉 Vale a pena comprar o PS5 agora ou melhor esperar? Opine no Fórum do TechTudo

No Downdetector, site que monitora o status de diferentes serviços online, os relatos de usuários não foram tantos, chegando a um pico de 27 reclamações às 15h40. O número é considerado baixo, e indica que não se trata de uma queda de fato, e sim da manutenção relatada por meio dos consoles. Na página de status da PlayStation Network, o problema foi reconhecido e afetaria desde o gerenciamento de contas até o acesso a alguns jogos, além da loja online.

No Twitter, as reclamações foram mais incisivas, com relatos de que a manutenção interrompeu partidas online e impediu usuários de baixarem jogos. O mais citado foi Stray, que chegou nesta terça-feira (19) para assinantes dos planos Extra e Deluxe da PS Plus.

O game foi o primeiro a ficar disponível no serviço logo no lançamento, e era bastante aguardado pela comunidade gamer, sendo inclusive o mais esperado no Steam em algum momento. Alguns tuítes apontaram o jogo do gatinho como "culpado" pela queda da PSN.

Outro game relembrado pelos jogadores foi o Multiversus, cujo beta aberto também começou hoje. O título da Warner Bros. Games traz estilo de jogo que lembra bastante o Super Smash Bros., popular jogo de luta para Nintendo Switch, mas misturando personagens como Salsicha, do Scooby Doo, com Mulher Maravilha e outros heróis da DC., por exemplo.

Por volta das 16h, os serviços da PSN foram normalizados, segundo o próprio server status da empresa. Com isso, as reclamações caíram também no Downdetector, pouco após seu maior pico de relatos.

Mais do TechTudo