Robótica
Publicidade

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo

Kevin Malik/Pexels

Um robô programado para jogar xadrez quebrou o dedo de seu oponente, um menino de sete anos, durante uma partida na Rússia, de acordo com o jornal The Guardian. O incidente foi filmado durante o evento "Moscow Chess Open" que ocorreu na última semana. Logo após uma jogada, o braço robótico pressionou e prendeu o dedo do menino, conhecido apenas como Christopher, até que as pessoas que estavam no local, assistindo, interferissem para soltá-lo.

Tentando isentar o evento de culpa, o presidente da Federação Russa de Xadrez, Sergey Lazarev, disse à agência russa de notícias Tass que o menino se precipitou na jogada, e que ele deveria esperar o robô terminar o seu movimento. "A criança fez um movimento, e depois disso precisamos dar tempo para o robô responder, mas o menino se apressou, o robô o agarrou. Não temos nada a ver com o robô".

Da mesma forma, Lazarev coloca toda a culpa do incidente na empresa que alugou o robô para o evento: "O robô foi alugado por nós, está exposto em muitos lugares, há muito tempo, [jogando] com especialistas. Aparentemente, os operadores ignoraram isso”, completou.

Christopher é reconhecido como um dos melhores jogadores de xadrez da cidade na categoria sub-9 e, portanto, sabia o que estava fazendo. A reportagem original, por outro lado, não indica se foi algum erro no software ou se faltou orientação de como se comportar frente à máquina por parte dos organizadores do evento, ou dos operadores dessas máquinas.

O vídeo demonstra que o robô em questão estava jogando contra três oponentes ao mesmo tempo no Moscow Chess Open e, de acordo com o site The Verge, estava programado para movimentos sequenciados no jogo, mas não necessariamente possui sensor de movimento ou outro recurso que o faria parar na presença humana.

O menino teve o seu dedo enfaixado e retornou ao torneio no dia seguinte, quando teve a ajuda de outras pessoas para realizar as jogadas contra o robô.

Com informações de The Guardian e The Verge

Mais do TechTudo