Apps
Publicidade

Por Mariana Tralback, para o TechTudo


O termo scrolling text pode ser traduzido como “texto de rolagem” e tem sido usado na web para se referir a mensagens longas e padronizadas - ou seja, que repetem a mesma palavra ou frase por várias linhas. A tendência tem se espalhado em diferentes idiomas, e uma de suas versões mais populares é o “I Love You”, declaração de amor que significa “Eu te amo” em português. O formato de texto repetitivo tem sido amplamente compartilhado através de bate-papos do WhatsApp e chegou até mesmo a se tornar uma nova trend no TikTok, com diversos usuários compartilhando como usar as mensagens.

De acordo com dados do Google Trends, ferramenta que monitora as buscas feitas no Google, houve crescimento de 400% em pesquisas pelo termo em sua versão I Love You nos últimos sete dias. A seguir, entenda mais sobre a "moda" e como pode ser utilizada no WhatsApp.

Mensagens extensas com palavras ou frases que se repetem ganham fama na web — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

No TikTok, a trend consiste em gravar a tela em que o scrolling text foi enviado (seja no bate-papo ou no bloco de notas) e, então, fazer o compartilhamento com uma música ao fundo. Como o nome já diz, o scrolling text exige que o receptor da mensagem “role” a tela para baixo repetidas vezes até chegar ao seu final. Isso acontece porque o conteúdo é muito extenso - característica que, vale mencionar, também dificulta a escrita manual da mensagem.

O padrão do texto muda conforme a página desce: no início, a frase se repete de forma ordenada, mas, durante a descida, logo as palavras se entrelaçam, as letras ganham novos espaçamentos e as posições na tela variam. Apesar disso, a declaração - ou seja, o I Love You - é a mesma em todas as linhas. Essa característica repetitiva pode ser útil para reforçar um sentimento ou ideia, já que o conteúdo será visualizado muitas vezes pelo destinatário.

Usuários devem recorrer a plataformas específicas para usar o scrolling text I Love You — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

Para utilizar o scrolling text, é preciso recorrer a plataformas específicas, já que através do WhatsApp as frases teriam que ser escritas uma a uma - o que, como comentado anteriormente, pode ser uma tarefa muito trabalhosa. Por isso, uma opção mais ágil é buscar no Google o termo “I Love You Scrolling Text”, tocar no primeiro link e copiar todo o conteúdo, que poderá ser colado normalmente no app de mensagens.

Há vários sites disponíveis com a mensagem, mas vale mencionar que, para sua segurança, pode ser interessante utilizar um verificador de link para entender se o endereço de fato é seguro. Uma opção útil é o do dfndr lab, da empresa de cibersegurança PSafe. Para acessá-lo, basta entrar na página oficial ("https://www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br/", sem aspas) e, em seguida, colar o link que deseja analisar.

Com informações de Google Trends e TikTok

Veja ainda: O que é WhatsApp GB? Saiba funções e riscos do APK

O que é GB WhatsApp? Conheça os recursos (e os riscos) ao baixar o APK

O que é GB WhatsApp? Conheça os recursos (e os riscos) ao baixar o APK

Mais do TechTudo