Jogos de aventura
Publicidade

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo

Reprodução/Dotesports

Stray, o popular jogo do gatinho cyberpunk de BlueTwelve e Annapurna Interactive, tornou-se o jogo mais bem avaliado do Steam em 2022. Para isso, o game superou God of War (2018) em poucos dias após seu lançamento, qua conteceu 19 de julho. Segundo o site Steam250 que reúne estatísticas da loja da Valve o jogo do carismático gatinho teve 98% de aprovação na loja, enquanto as aventuras do deus da guerra contam com 97%. Vale lembrar que Stray está disponível para PlayStation 5 (PS5) e PlayStation 4 (PS4), incluso na assinatura da PS Plus Extra sem custos a mais, e também para PC no próprio Steam.

👉 PS Plus: como funciona o download de jogos grátis? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

Na loja digital Steam, Stray está com avaliações "Extremamente positivas" a partir de mais de 42 mil análises de usuários satisfeitos, além de ter menos de mil avaliações negativas. God of War possui algumas avaliações a mais, cerca de 53 mil, mas possui também mais de 1.600 análises negativas. O motivo das notas parece ser em boa parte pelo carisma do protagonista felino, já que várias avaliações mencionam apenas "Gato" como o motivo da satisfação do consumidor e desenhos de gatinhos feitos com caracteres de texto no campo da análise.

O site Steam250 dá uma nota para os jogos com base em suas avaliações positivas e negativas. Recentemente, Stray chegou à nota 8,61 contra 8,56 de God of War. Ao se considerar os jogos mais bem avaliados por usuários na Steam em todos os tempos, Stray está no Top 50, na posição 49. Portal 2 lidera na primeira posição com nota 8,83 entre 301.930 análises, seguido por Terraria, Stardew Valley, Hades e People Playground.

Além do hype pré-lançamento, Stray vem conquistando diversos fãs — Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand

A aclamação do game obviamente não significa que ele não possa ter defeitos. Alguns usuários têm argumentado que a aventura é muito curta, sem extras que os incentivem a jogar de novo. Há também reclamações sobra as seções de combate, stealth e plataforma não serem tão boas para justificar a aclamação. A versão para PC, especificamente, parece apresentar problemas de otimização. Segundo o site Digital Foundry, que realiza análises técnicas de jogos, é recomendável jogar Stray nos consoles.

Mais do TechTudo