Battle Royale
Publicidade

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Stumble Guys e Fall Guys são dois dos jogos mais populares do gênero Battle Royale atualmente. Com a proposta de abordar disputas em corridas de obstáculos onde o objetivo é ser o único sobrevivente, Fall Guys, da Mediatonic, foi o primeiro jogo do estilo, lançado em agosto de 2020. O sucesso do game inspirou Stumble Guys, da Kitka Games, que chegou ao mercado logo em outubro do mesmo ano.

Os jogos são bem parecidos em termos de gameplay, mas têm diferenças consideráveis, como as plataformas onde estão disponíveis. Inicialmente, Fall Guys também era um jogo pago, mas recentemente, ele se tornou gratuito. Confira mais semelhanças e diferenças entre os games a seguir.

Tanto em Fall Guys quanto em Stumble Guys o objetivo é ser o último sobrevivente, seja em uma pista de obstáculos ou em provas de eliminação — Foto: Divulgação/Mediatonic

Semelhanças

  • Gameplay

Ambos os jogos funcionam sob regras muito parecidas. Um grande número de jogadores começa as partidas (ao todo, são 60 participantes em Fall Guys e 32 em Stumble Guys). Todos esses competidores são lançados em pistas de obstáculos onde precisam correr para atravessar a linha de chegada antes dos outros. Entretanto, as armadilhas, a falta de sorte ou os adversários podem atrasar os jogadores e deixá-los fora da classificação.

Fall Guys agora está disponível de graça e com cross-play entre todas as plataformas — Foto: Divulgação/Epic Games

As primeiras provas nos dois jogos são focadas em reduzir o número de participantes, enquanto as posteriores promovem formas de eliminação dos concorrentes e podem até ter confronto direto entre os adversários.

  • Controles

Um dos segredos para o sucesso dos jogos está em seu método de controle, que conta com uma simplicidade acessível para diferentes tipos de público. O jogador apenas precisa andar com o direcional, saltar com um botão de pulo e se jogar para ganhar um pouco de impulso no ar. Nesse ponto, apesar da semelhança, há uma pequena diferença, já que Fall Guys utiliza joystick, enquanto Stumble Guys usa a tela de toque do smartphone. No entanto, as opções de movimento funcionam de maneira muito parecida.

Mesmo que Stumble Guys utilize controles na tela de toque, eles ainda são extremamente parecidos com os de Fall Guys — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

  • Free-to-Play

O que começou como uma diferença, agora é uma semelhança. Hoje, tanto Fall Guys quanto Stumble Guys são jogos gratuitos para baixar e começar a jogar, com microtransações dentro do game. Usuários podem usar dinheiro real para adquirir moeda virtual e comprar diversas skins e outros itens. Fall Guys começou como um jogo pago quando foi lançado para PlayStation 4 (PS4) e PC pela Steam. No entanto, o game foi oferecido diretamente para os assinantes da PS Plus em seu mês de lançamento, o que colaborou para o sucesso.

inicialmente uma diferença entre os dois jogos, recentemente Fall Guys se tornou gratuito assim como Stumble Guys — Foto: Reprodução/Epic Games Store

Em março de 2021 a Epic Games comprou o grupo Tonic Games Group, dono da produtora Mediatonic, responsável por desenvolver Fall Guys. Foi quando os planos de distribuição do jogo mudaram e a empresa planejou o relançamento de Fall Guys na Epic Games Store como um game gratuito, também disponível para outras plataformas, como Xbox One e Nintendo Switch. Desde que o jogo se tornou grátis, ele foi removido da loja digital Steam e passou a ser exclusivo da loja da Epic Games.

Diferenças

  • Plataformas

Talvez a principal diferença entre os games seja justamente as plataformas onde estão disponíveis. Fall Guys foi lançado inicialmente para PS4 e PC, com versões posteriores para Xbox One e Nintendo Switch, PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X/S. Apesar de ser um título multiplataforma, o jogo está disponível apenas em consoles de videogame, além do computador.

Stumble Guys estão disponível em dispositivos mobile e na loja digital Steam, mercados onde Fall Guys está ausente — Foto: Reprodução/Steam

Pode-se especular que ausência de Fall Guys no mercado mobile é diretamente responsável pelo sucesso de Stumble Guys, disponível para dispositivos Android e iPhone (iOS). Ironicamente, Stumble Guys também está na loja digital Steam, onde o game da Mediatonic não é mais vendido. Uma versão mobile de Fall Guys chegou a começar seu desenvolvimento, porém ainda não se sabe se ainda está sendo, de fato, produzida.

  • Personagens e Skins

A primeira diferença que se percebe no jogo está em seus personagens. Fall Guys possui criaturas inumanas chamadas de "jujubas", que, segundo a produtora, têm mais de 1,80 m de altura. Os personagens em Stumble Guys parecem humanos e têm nomes mais comuns, como o representante padrão do jogo, o Mr. Stumble, e nada indica que sejam tão altos quanto as jujubas.

Fall Guys tem recebido muitas skins interessantes de crossovers, como a skin do Chapolin Colorado — Foto: Divulgação/Mediatonic

Algumas das skins entre Fall Guys e Stumble Guys são parecidas, como as fantasias que alteram o visual do personagem com temas comuns como explorador, pirata, entre outras. No entanto, é inegável que Fall Guys possui mais prestígio no mercado de games e isso tem levado a parcerias com skins baseadas em outros jogos e mídias. O jogo já recebeu roupinhas de franquias como Sonic the Hedgehog, Assassin's Creed, Halo: Combat Evolved, Cuphead, Nier: Automata, Shovel Knight e até mesmo uma recente skin do Chapolin Colorado.

  • Gráficos

A diferença entre as plataformas também reflete nos gráficos do jogo. Fall Guys é um jogo extremamente vibrante e colorido com visuais exuberantes que, apesar de simples, são muito bem apresentados. Nos consoles da geração passada, o jogo roda em uma resolução Full HD com taxa de quadros de 60 fps, enquanto no PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X/S e PC, pode chegar a até 4K.

Ocasionalmente os gráficos de Stumble Guys não são tão impressionantes quanto Fall Guys, mas eles funcionam bem para dispositivos mobile — Foto: Divulgação/Kitka Games

Stumble Guys é mais modesto tecnicamente, com uma resolução ajustável de acordo com o celular do usuário e que pode ser reduzida para obter uma melhor performance. No entanto, mesmo fora do quesito técnico, o jogo é um pouco menos colorido e possui modelos 3D mais simples que Fall Guys. O game ainda é bem sucedido na proposta de abordar um ambiente caótico e exuberante, mas em menor escala do que o rival.

Mais do TechTudo