Redes sociais
Publicidade

Por Maya Abreu, do home office


O WhatsApp GB desapareceu do celular de alguns usuários dessa versão modificada do mensageiro, segundo foi apontado por internautas no Twitter nesta sexta-feira (8). Até o momento não se sabe com certeza o que causou a súbita exclusão desse clone do WhatsApp desses smartphones, mas é possível que esteja relacionada a uma nova função disponível no Play Protect - que agora identifica e exclui automaticamente apps externos à Google Play Store que estejam infectados com malwares.

O TechTudo entrou em contato com a Google, empresa dona do sistema Android e da Google Play Store, para entender se a exclusão pode, de alguma maneira, estar relacionada às ferramentas de proteção da loja de aplicativos - como, por exemplo, o Play Protect. Além disso, a reportagem também contatou a assessoria do WhatsApp para verificar se o súbito "sumiço" do app estaria relacionado às diretrizes do mensageiro.

WhatsApp GB desapareceu do seu celular? Sumiço afetou diversos usuários na tarde de hoje (8) — Foto: Reprodução/Getty Images

Em resposta ao TechTudo, a assessoria do WhatsApp enviou uma thread feita nesta segunda-feira (11) pelo CEO do mensageiro, Will Cathcart. Nela, Cathcart explica que, agora, o Google Play Protect - anti-vírus nativo do sistema Android - consegue identificar e desabilitar esses clones do WhatsApp de maneira automática. A mudança ocorreu após a equipe da Meta descobrir em um desses apps um malware que roubava informações pessoais dos usuários.

Esse malware descoberto pela Meta foi visto em um dos clones desenvolvidos pela HeyMods - que é também a mesma desenvolvedora do WhatsApp GB. Assim, é possível que a causa do súbito “sumiço” do app de alguns celulares tenha sido esse novo mecanismo de proteção do Play Protect. Vale mencionar ainda que, caso seu WhatsApp GB tenha desaparecido do seu smartphone, pode ser que seus dados estejam comprometidos. Por isso, uma boa ideia é fazer varreduras em seu celular com um antivírus de confiança, além de trocar suas principais senhas.

O WhatsApp GB é um dos mais populares clones do mensageiro e, por não ser um aplicativo oficial, só funciona em celulares Android. Essa versão é muito utilizada porque adiciona ao app recursos exclusivos que ainda não existem na versão original do WhatsApp - como, por exemplo, a possibilidade de remover o status "online" e de modificar as cores do aplicativo.

O uso desse tipo de APK, no entanto, fere as diretrizes do mensageiro da Meta e pode levar ao banimento definitivo da sua conta. Além disso, porque sua instalação é feita fora da Google Play Store, essa versão do app pode conter malwares além do encontrado pela equipe do WhatsApp. Entenda melhor o que é o WhatsApp GB e quais são os seus riscos e recursos aqui.

Abaixo, veja as principais reclamações de internautas sobre o sumiço do WhatsApp GB.

Com informações de Will Cathcart

Veja ainda: O que é GB WhatsApp? Conheça os recursos (e os riscos) ao baixar o APK

O que é GB WhatsApp? Conheça os recursos (e os riscos) ao baixar o APK

O que é GB WhatsApp? Conheça os recursos (e os riscos) ao baixar o APK

Mais do TechTudo