Publicidade

Por Shoptime


— Foto: Reprodução/HP

Com uma impressora de qualidade, papel fotográfico apropriado e alguns ajustes, você consegue imprimir fotos perfeitas em casa. O Shoptime traz dicas para ajudar.

Qual tipo de impressora é boa para fotografias?

Quem imprime muitas fotos e imagens, especialmente, de forma profissional, pode procurar uma impressora especial para fotografia, que vai entregar impressões com maior qualidade e agilidade.

Para quem deseja imprimir fotos em alta qualidade, eventualmente, mas também utiliza o equipamento para textos, documentos e cópias, uma impressora jato de tinta ou com ecotanque entrega um bom resultado, mesmo que a rapidez na impressão não seja seu ponto forte.

Há ainda as impressoras portáteis e instantâneas, que permitem imprimir fotos de câmeras, celulares e tablets, e que podem ser bem divertidas. Ao invés de papel fotográfico, cada fabricante utiliza um tipo de papel, então é preciso atenção na hora de comprar.

Vale a pena comprar uma impressora para o home office ou para seu negócio? É preciso avaliar os custos e os benefícios. Leia mais aqui.

Que tipo de papel usar para imprimir fotos?

A escolha do papel faz muita diferença para ter bons resultados na impressão de fotos com uma impressora jato de tinta ou com ecotanque, mas também com um equipamento profissional. É interessante lembrar que o papel sulfite absorve mais tinta e por isso, gasta mais tinta ao ser usado na impressão de imagens.

Escolha um papel fotográfico de boa marca e da gramatura indicada. É comum encontrar opções em fosco/matte ou brilhante/glossy. De forma geral, especialistas recomendam papel fotográfico fosco para impressões em branco e preto e o glossy para fotos coloridas, já que o brilho ajuda a deixar as cores mais vivas.

Verifique no manual da sua impressora para saber qual gramatura de papel o equipamento suporta. Papel com gramatura alta pode atolar na impressão em aparelhos mais simples.

Como configurar a impressora para imprimir fotos?

Uma vantagem de imprimir fotos em casa é poder editá-las como preferir. Com um editor de imagens, como o Photoshop, o Picasa ou o Fotos da Apple, você pode regular brilho, contraste, nitidez, aplicar filtros e fazer cortes/crop, para deixar o álbum da forma como desejar.

Aproveite para ajustar as imagens para alta qualidade com 200 ou 300 dpi, o suficiente para ter impressões com boa resolução.

É importante ajustar a proporção das imagens, para evitar que as fotos impressas saiam cortadas. Pelo programa da sua impressora, você pode definir se vai imprimir duas ou três fotos em uma página A4, para cortá-las em tamanho 10x15cm (a proporção dos álbuns profissionais ou porta-retratos pequenos) ou em outras dimensões.

Antes de começar a impressão, espere a inicialização do equipamento, realinhe os cartuchos e faça a limpeza, usando o aplicativo da impressora. Depois disso, faça um teste para não desperdiçar material.

Na hora de imprimir, coloque o papel fotográfico pouco a pouco na bandeja. Excesso de papel aumenta as chances da impressora puxar mais de uma folha e mastigar, o que vai causar desperdício e pode até desalinhar o equipamento.

Para pesquisar impressoras, acessórios e tudo mais o que você precisa, visite o Shoptime ou baixe o app Shoptime no seu celular, para receber ofertas exclusivas e acompanhar suas entregas.

Shoptime
Mais do TechTudo