Redes sociais
Publicidade

Por Maya Abreu, da redação


O WhatsApp está desenvolvendo um mecanismo que avisará aos usuários caso alguém tente logar em suas contas. A função, intitulada "login approval" (ou aprovação de login, em tradução livre), pode ser muito útil para evitar golpes e foi descoberta pelo site especializado WABetaInfo nesta sexta-feira (5), na versão 2.22.17.22 do aplicativo beta para Android. Não se sabe até o momento quando e nem se o recurso de fato chegará ao app de testes para celulares iPhone (iOS) - e, caso chegue, pode ser que sofra alterações. Além disso, como está em desenvolvimento, a função não pode ainda ser explorada pelos usuários da versão beta.

WhatsApp pode ganhar recurso para impedir golpes; saiba mais — Foto: Reprodução/Unsplash/Dima Solomin

A aprovação de login, conforme o que foi divulgado até o momento, funcionaria de seguinte maneira: quando alguém - seja você ou outro usuário - tentasse logar em sua conta a partir de outro dispositivo, você receberia um alerta. Desse modo, para que o login de fato fosse efetuado, seria necessário, então, dar "ok" no aviso recebido. O recurso seria uma camada extra de proteção, adicionando mais segurança ao mensageiro - que, atualmente, para esses casos, conta apenas com a autenticação em duplo fato.

O alerta traria ainda algumas informações úteis sobre o dispositivo utilizado para efetuar a tentativa de login na sua conta, como o horário. Segundo o WABetaInfo, é possível também que o WhatsApp inclua o modelo do celular usado na movimentação - no entanto, essa informação não foi confirmada.

De acordo com o que se sabe sobre a nova função, não é possível afirmar se logins feitos em dispositivos que não celulares - como computadores e notebooks, por exemplo - também contariam com o aviso. De um modo ou de outro, a aprovação de login, caso de fato chegue à versão estável do WhatsApp, será uma configuração importante de segurança, podendo impedir diversos golpes muito populares no app. Vale mencionar que, por enquanto, não há previsão de lançamento.

Com informações de WABetaInfo

Veja ainda: WhatsApp Web: 3 extensões que adicionam recursos ao mensageiro

WhatsApp Web: 3 extensões que adicionam funções ao mensageiro no PC

WhatsApp Web: 3 extensões que adicionam funções ao mensageiro no PC

Mais do TechTudo