Jogos de ação

30/12/2010 12h32 - Atualizado em 14/07/2011 07h08

Gelo e eletricidade se combinam em inFAMOUS 2

Cesar Crivelaro
por
Para o TechTudo

2011 é um ano de muitas promessas para o mundo do entretenimento eletrônico. Grandes obras estão sendo esperadas para todos os videogames, incluindo os portáteis, como novidades, novas sequência de séries já consagradas e remakes de jogos antigos em alta definição. Mas o que as grandes empresas deste nicho mais apostam nesse mercado são os jogos exclusivos de seus consoles.

inFAMOUSinFAMOUS (Foto: Reprodução)

Jogos exclusivos são um elemento importante no mercado de games. Eles garantem a consolidação do videogame e a sua longevidade, além de montar um portfólio diferenciado que, muitas vezes, influência o consumidor na hora de comprar um console. Um game exclusivo sempre é valorizado na plataforma, e quase sempre é sinônimo de qualidade e de grande número de vendas.

A Sony, produtora do Playstation 3, por exemplo, possui um grande acervo de jogos exclusivos para 2011, como Killzone 3, LittleBigPlanet 2 e, o muito aguardado, inFAMOUS 2.


inFAMOUS foi um jogo 'eletrizante'

Produzido pela Sucker Punch, mesma produtora da série Sly (que foi remasterizada em HD para Playstation 3 em 2010), o jogo tem como protagonista o motoboy Cole MacGrath, que após a explosão de um artefato, adquire poderes elétricos.

O grande diferencial do jogo é a escolha que o próprio jogador possui para direcionar a história: você pode utilizar esses poderes para salvar as pessoas (sendo, portanto, um herói) ou para proveito próprio (tornando-se, assim, um vilão).

A cidade fictícia, Empire City, baseada em Nova York, está vivendo um caos e foi colocada em quarentena, isolada do mundo, por conta dos efeitos colaterais da explosão, o que acaba dando margem à criação de grupos rebeldes na disputa pelo poder - tornando a cidade em uma "terra de ninguém". Cabe a você decidir o que fazer dela.


O jogo foi muito bem aclamado pelas críticas, não só pela escolha de ser bom ou mal, mas pela liberdade da sua movimentação pela cidade, no desenvolvimento dos poderes e na história, que é contada em formato Comics; seguindo o estilo do jogo sandbox, cuja categoria refere-se aos de mundo aberto, como os jogos da série Grand Theft Auto.

Além disso, Cole pode subir em canos, paredes, deslizar sobre fios elétricos e até planar - tudo isso com a ajuda da eletricidade, o que nos dá a total liberdade para se divertir, mesmo quando você estiver de saco cheio em continuar o enredo do jogo.

Outro detalhe é cada opção de atitude (sendo vilão ou herói) tem as suas peculiaridades não só na história, mas nos poderes especiais, dando também uma liberdade na customização do personagem. Veja o trailer da exibição dos poderes elétricos de Cole, abaixo:


Em inFAMOUS, Cole não somente utiliza a eletricidade para atacar seus inimigos, mas também é capaz de criar tensões, aumentar a voltagem de equipamentos, criar escudos de proteção, 'dar vida' a componentes eletrônicos e até salvar as pessoas nas ruas, dando pulsos elétricos no corpo para voltá-las à vida.

Além disso, com a experiência ganha, dá para fazer uns upgrades nos poderes, deixando-os mais fortes, aumentando a área de impacto ou melhorando a precisão.


inFAMOUS 2 continua a história e adiciona mais poderes

Quem já jogou inFAMOUS sabe que a história não termina; ela na verdade prepara o jogador para uma continuação. inFAMOUS 2 se passará em uma nova cidade, New Marais (inspirada em Nova Orleans), e novamente o peso entre o bem e o mal serão decisivos nas atitudes de Cole. Só que desta vez, como revela a própria produtora, o lado do mal terá uma influência muito maior.

Um motor gráfico novo e mais detalhado também será usado para proporcionar uma experiência visual mais impressionante que a primeira versão do game. Veja o trailer abaixo para conhecer um pouco da história da continuação desta série, contada em forma de comics:


Na jogabilidade, inFAMOUS 2 também vem com novos elementos. O primeiro deles é a possibilidade de usar armas brancas durante o combate contra os inimigos. No trailer do jogo abaixo, vemos um exemplo de como Cole, com um bastão de metal, consegue usar o seu poder para intensificar o dano, o que nos dá margem para outras possibilidades e combinações durante o enredo. A produtora também disse que Cole terá o poder de manipular o gelo, mas ainda não temos detalhes de como isso funcionará.

Comics explicarão a história entre as sequências

Duas grandes perguntas permeiam essa continuação: Como Cole adquiriu esses poderes? E como e quando ele foi parar em outra cidade? As respostas - ainda bem - serão explicadas como desenho em quadrinhos. A empresa Sucker Punch assinou contrato com a DC Comics para explicar, em 6 volumes, todos os fatos ocorridos entre os dois games.

Os 6 volumes das comics contarão a história entre os dois games da série.Quadrinhos contarão a história do game (Foto: Divulgação)

Colocar as cutscenes do jogo em formato de desenho é um fato bem curioso no mundo dos games. A brincadeira manterá os traços característicos do estilo comics e dará à Cole um ar de 'herói'. O roteiro será escrito por William Harms (Dead of Alive, Impaler) e a ilustração será feita por Eric Nguyen (Gigantic, Incredible Hercules). Já a capa será autoria de Doug Mahnke (A Liga da Justiça).

É possível encontrar mais páginas das comics em Next Gen News.


Cole reformulado a pedido dos fãs
 

Quando surgiram as primeiras imagens de Cole em inFAMOUS 2, todos se surpreenderam com sua nova fisionomia. Enquanto careca no primeiro, Cole apareceu com cabelo, tatuagens e com um corpo mais definido, além de mais maduro. Os fãs reclamaram, dizendo que não se parecia muito com o Cole do primeiro jogo. Por isso, a produtora resolveu dar uma outra repaginada e apresentou uma nova versão do protagonista, baseando-se no primeiro game: careca e com algumas cicatrizes - essa sim aprovada pelos fãs.

À esquerda, Cole apresentado pela primeira vez em inFAMOUS 2; à direita, Cole reformulado a pedido dos fãs.À esquerda, Cole apresentado pela primeira vez em inFAMOUS 2; à direita, Cole reformulado a pedido dos fãs. (Foto: Divulgação)

inFAMOUS 2 é um dos muitos jogos exclusivos para Playstation 3 previstos para 2011. Por todos os vídeos, promessas e pelo sucesso do primeiro jogo, Cole terá muitos Watts para gastar e tentar manter o legado da série. Pelos vídeos e imagens já liberados pela produtora Sucker Punch, o jogo aparentemente já garantiu seu sucesso na plataforma Playstation 3.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares