Jogos de luta

17/01/2011 14h38 - Atualizado em 14/07/2011 07h06

Especial DC Universe: Games de sucesso baseados em heróis

Maurício Huffel
por
Para o TechTudo

Não é de hoje que o ramo do entretenimento é um dos que mais atrai espectadores, usuários ou degustadores desta arte. Quanto mais corrido se torna o nosso dia a dia, na mesma proporção surge a necessidade de “consumir” entretenimento – é como se fosse uma “válvula de escape” para muitos na atualidade, e que se faz ainda mais presente quando se trata de uma mídia que aborda a história de um herói. Afinal de contas, quem não gosta de assistir um filme, ler um livro ou até mesmo jogar um jogo de videogame que aborda este tema?

Isso tem um motivo, pois as histórias envolvendo heróis e vilões geralmente são baseadas em dilemas e/ou oportunidades presentes em nossas vidas. Isto mesmo! Você já deve ter se deparado com uma cena de filme ou em um momento de um jogo em que você para e pensa: se fosse eu ali, tomaria tal decisão; ou ainda, faria exatamente a mesma coisa expressa no filme ou jogo.

É por conta desta proximidade de fatos e acontecimentos que, geralmente, ocorrem narrativas baseadas em heróis nas quais nós – simples humanos – nos identificamos tanto com esse tema.

Se observarmos os games de maior sucesso que abordam o tema do “herói”, sempre encontraremos uma narrativa baseada na relação humana – seja o amor, a traição, a esperança, etc – pois é a partir da exploração destes sentimentos, que farão com que seus jogadores se sintam como parte integrante de sua história.

batman (Foto: Divulgação)Batman Arkham Asylum (Foto: Divulgação)

Vemos isto, em diversos jogos aclamados pela crítica e pelo público, como por exemplo, em “Batman Arkham Asylum” – um dos melhores jogos de super-herói já produzidos, e que coloca o jogador sob a pele do homem-morcego. No game, Batman é chamado pelas autoridades de Gotham para conter o Coringa e outros inimigos alojados no sanatório da cidade, mas que neste caso, se parece mais com uma penitenciária de segurança máxima. Durante a história do jogo, o cavaleiro das trevas tem crises de identidade e até mesmo situações que colocam sua honra à prova, porém como todo bom mocinho, opta pelo lado ético e faz a escolha certa.

Arkham Asylum é um jogo repleto de ação. Com uma jogabilidade bastante simples, seus comandos são realizados por poucos botões: ataque, contra-ataque e pulo. Com a combinação deles e o uso no momento adequado, Batman desfere, facilmente, sequências de golpes arrasadoras em seus inimigos.


Para auxiliá-lo em suas investidas, o herói conta com alguns “gadgets” como bumerangue, explosivos plásticos, até mesmo dispositivos eletrônicos – que fazem com que suas ações sejam surpreendentes. Além disto, diversos quebra-cabeças (puzzles) e até mesmo charadas são apresentados no decorrer da história, o que tornam o jogo ainda mais desafiador.

Com uma aparência bastante sombria, os gráficos deste jogo do homem-morcego ambientam adequadamente sua história, e traz à tona tudo aquilo que estamos acostumados a ver nos quadrinhos do herói.

Com versões para Xbox 360, Playstation 3 e PC, Batman Arkham Asylum consegue trazer de volta toda a glória dos super-heróis aos jogos de videogame, e por este motivo, foi considerado pela crítica como o melhor jogo de super-herói já produzido.

  •  
dc mortal (Foto: Divulgação)DC x Mortal Kombat (Foto: Divulgação)

Outro bom jogo que aborda a temática dos heróis e vilões é Mortal Kombat Vs. DC Universe. Desenvolvido pela Midway em conjunto com a Warner Bros., este é um jogo de luta onde os guerreiros do torneio mortal são desafiados pelos heróis e vilões do universo DC.

Nele, podem ser vistos combates clássicos como Scorpion Vs. Batman – algo que, em princípio, é impossível de se imaginar, mas tornou-se realidade a partir do momento em que seus desenvolvedores acreditaram na ideia.

O game conta com toda jogabilidade clássica da série Mortal Kombat: combos, fatalities e até mesmo brutalities estão presentes nesta versão. Além disto, novos modos de combate foram adicionados, aumentando ainda mais a pancadaria – são eles: “FreeFall”, “Klose”, “Rage”.

Em FreeFall, um lutador arremessa o adversário para fora do cenário inicial da luta, e se inicia uma verdadeira pancadaria pelos ares. Ao apertar os botões sinalizados pelo jogo, os combatentes vão desferindo golpes durante a queda, enquanto o outro guerreiro deve tentar conter a investida do inimigo, pressionando também os botões apontados pelo jogo. O confronto aéreo se encerra com um belo golpe de misericórdia, e que resulta numa boa redução na barra de energia de seu inimigo – e ao retomar sua consciência vê que se encontra em uma nova arena de luta.

Já no modo Klose, como o nome sugere, acontece próximo ao seu adversário. Nele, um dos lutadores agarra seu inimigo e aplica uma sequência de golpes brutais. Essa ação ocorre durante um efeito em câmera lenta, o que dá um toque especial ao combo e mostra toda a brutalidade dos golpes.

dc mortal (Foto: Divulgação)Coringa apanhando de Sub-zero (Foto: Divulgação)

 

 

Por fim, no modo Rage, seu lutador recebe uma boa dose de fúria e que faz com que seu ataque não possa ser interrompido pelo adversário. A raiva toma conta de seu personagem e seus golpes passam a tirar mais energia ao atingirem seu inimigo. Cada personagem possui uma barra de “Rage” que enche, gradativamente, à medida que seu lutador vai apanhando do seu desafiante – assim, o game concede uma chance de dar a volta por cima e vencer uma luta que estava fadada à derrota.

Com a junção de todos estes modos de jogos, aliado aos fatalities que finalizam de forma muitas vezes até engraçada as disputas com seus amigos, Mortal Kombat Vs. DC Universe é outra boa opção, pois une tudo que um game de luta deve ter – inclusive, com a possibilidade de realizar partidas online, garantindo boa diversão aos seus adeptos possuidores de um Playstation 3 ou Xbox 360.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares