Internet

28/01/2011 09h59 - Atualizado em 14/07/2011 07h05

Facebook ativa navegação segura em todo o site

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

O Facebook já tem problemas o bastante com a assimilação do seu nome a problemas de privacidade. A rede social recebeu tantas críticas da mídia e dos seus usuários que teve que reformular todo o seu sistema - mal visto por não deixar claro o controle de quais dados são exibidos. Agora, a rede precisa focar em resolver um problema ainda mais sério: A segurança.

Página do TechTudo no Facebook (Foto: Reprodução)Página do TechTudo no Facebook (Foto: Reprodução)

O primeiro deles aconteceu quando os funcionários de segurança da rede social detectaram que os provedores de internet da Tunísia estavam rodando um script que roubava dados de acesso (login e senha) dos usuários no país; algo que foi detectado e corrigido a tempo. Depois houve o problema da fan page de Mark Zuckerberg ter sido hackeada, algo que ainda não foi comentado oficialmente.

Para mostrar que estão trabalhando na melhora das ferramentas de segurança, o Facebook disponibilizou aos seus usuários nesta quarta-feira a opção de usar uma conexão segura (https) em todo o site.

Atualmente, esse tipo de acesso é feito apenas na página de login da rede social. Para ativá-lo, basta ir nas opções de conta, no submenu “Segurança da conta”, e ativar o item “Navegação segura”. Eles avisam, no entanto, que nem todos os usuários verão essa opção, por enquanto, já que ela está sendo liberada aos poucos.

Esse é o mesmo tipo de conexão que o Google ativou no Gmail há alguns anos, e serve para certificar que a ligação entre o usuário e o Facebook está sendo feita diretamente, sem nenhuma pessoa ou computador capturando dados entre eles. Claro, o processo não garante que a senha de um usuário da rede seja roubada (até por conta dos vírus nos computadores dos usuários), mas vai diminuir bastante as chances disso acontecer.

Via Facebook Blog.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares