Tablet

06/01/2011 16h47 - Atualizado em 24/10/2013 11h16

Google apresenta o Honeycomb, versão 3.0 do Android para tablets

Beline Cidral
por
Para o TechTudo

Corre a boca pequena que quando Andy Rubin, engenheiro chefe do projeto Android, da Google, pegou pela primeira vez um tablet rodando o seu sistema operacional, ele deu a ordem: "Resolvam isso!".

Eis que os desenvolvedores da Google aparecem com uma nova versão do sistema operacional, desenvolvido especialmente para tablets: o tão-falado Honeycomb, a versão 3.0 do Android. Visualmente o sistema foi totalmente redesenhado, e pouco se parece com o Android que vemos rodando no Samsung Galaxy Tab atualmente (Froyo, v2.2).

Android 3.0: Honeycomb (Foto: Reprodução)Android 3.0: Honeycomb (Foto: Reprodução)

A apresentação foi feita oficialmente na feira de eletrônicos CES 2011, em Las Vegas. Já o vídeo tem uma levada à la Tron, exibindo a nova versão do Android desenvolvida especialmente (e exclusivamente) para tablets.

Entre as principais mudanças está o suporte total a multitarefa, widgets 3D, navegação em abas, formulários de auto-preenchimento, integração otimizada aos serviços Google, como o Maps 5, eBooks e vídeo chamada via GTalk. E também chamou a nossa atenção o novo design do teclado virtual, que acabou ficando até um pouco parecido com o do iPad.


O vídeo destaca principalmente o aproveitamento inteligente do espaço oferecido nos dispositivos com telas maiores que 7 polegadas. Assim como no iPad, aplicativos como Gmail ganharam mais espaço, abrindo múltiplas janelas que permitem, por exemplo, visualizar a caixa de entrada e as mensagens ao mesmo tempo.

Celular apenas para ligações? Veja como baixar aplicativos no Android pelo Google Play para melhorar seu smartphone!

A prévia lançada oficialmente pela Google ainda responde a algumas questões que estavam no ar. Especulava-se que o Android Honeycomb seria considerado a versão 2.4, mas o material confirma que se trata da versão 3.0.

O vídeo, lançado pouco antes do anúncio oficial do novo tablet da Motorola, ainda destaca o novo Google Maps 5, com suporte a vetores 3D, além de uma breve demonstração de como será a navegação e leitura de eBooks, e o novo desenho do YouTube nos tablets.

No final do teaser, ainda, é possível ter uma idéia de como funciona o recurso nativo de vídeo chamada - que até pode ser interpretado como uma reação ao Facetime, do iOS, mas como estamos falando de tablet e o iPad não tem câmera...

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares