GPS

27/01/2011 10h35 - Atualizado em 14/07/2011 07h05

Painel touchscreen israelense para carros permite navegar na web

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Já há algum tempo os sistemas de som automotivos ficaram ultrapassados, virando meros sintonizadores de rádio ou conectores para ligar seu mp3 com toda a sua discoteca básica. Mas isso deve mudar logo logo com a chegada de aparelhos como o Comodo, uma espécie de minitablet com conexão 3G semelhante a um iPhone. Tudo isso ao alcance do motorista, é claro.

O painel lembra um iPhone no palito (Foto: Divulgação)O painel lembra um
iPhone no palito (Foto:
Divulgação)

Anunciado no último domingo (23) pela novata Iway Mobile e a operadora Cellcom (ambas de Israel), o Comodo deverá ser lançado em fevereiro, com planos de expansão para outros países, nos seis meses posteriores. Os prováveis candidatos a receber a novidade devem ser França, Rússia e China; nada de Brasil, por enquanto.

No entanto, o sistema operacional (proprietário das empresas) possui suporte a 20 línguas, com possibilidade de se adicionar novos idiomas em atualizações futuras.

Com uma tela de 4,3" sensível ao toque, o painel Comodo é uma espécie de sistema de entretenimento para carros. É possível navegar na internet, escutar mp3 e assistir vídeos (este último apenas se o automóvel estiver estacionado). Da mesma forma, e-mails só podem ser recebidos, mas não enviados. Também em nome da segurança, não é possível entrar em serviços de chat ou de envio de mensagens. A fabricante afirma ainda que todos os 80 aplicativos (incluindo YouTube) são acessíveis em dois cliques.

Não foram informadas as especificações internas, mas as empresas garantem que o Comodo possui autofalante, câmera-retrovisor para manobras de ré e antena GPS, além de interface com animações 3D que avisam o motorista se ele estiver passando do limite de velocidade, ou se houver algum perigo na pista. De acordo com a Cellcom, o painel deverá ser vendido em 36 parcelas de 109 shekels (cerca de R$ 40), em Israel.

Via Engadget e Cellcom.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares