Câmera

28/01/2011 10h30 - Atualizado em 14/07/2011 07h05

Phase One: Um acessório para câmeras com sensor de 80 megapixels e USB 3.0

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

É até difícil imaginar o que é possível fazer com um sensor de 80 megapixels. Para a maioria dos usuários, não haverá nenhuma utilidade prática em obter uma foto com essa resolução. Porém, para os fotógrafos profissionais, isso seria a realização de um sonho. E foi para os sonhadores que a Phase One apresentou o seu novo sensor para câmeras digitais de 80 megapixels.

Phase One IQ180 (Foto: Divulgação)Phase One IQ180 (Foto: Divulgação)

O produto se chama Phase One IQ180 e tecnicamente vem da mesma empresa que desenvolveu um sensor 'concorrente', o Leaf Aptus-II 12. Mas isso não significa que a empresa simplesmente renomeou o produto anterior, que também tinha 80MP. Neste modelo, o produto foi atualizado, usando características que tornam o processo de capturar fotos com tamanha resolução mais prática e funcional, até mesmo depois que a foto for tirada.

Para se ter uma ideia do que é uma foto de 80MP, se tirada de uma câmera profissional, cada imagem teria aproximadamente 120MB. Imagine agora fazer uma seção de fotos com um sensor desses? Em um cartão de 4 GB, você só conseguiria armazenar, no máximo, 34 fotos.

As principais características da IQ180 (além das fotos em altíssima resolução, evidentemente) é que ela possui compatibilidade com FireWire 800 e uma porta USB 3.0, melhorando a velocidade de transferência das fotos para o seu computador para que isso não vire uma operação traumática.

Além disso, o sensor possui uma tela sensível ao toque de 3,2 polegadas e 1,15 megapixels, para que as imagens que você vai capturar sejam pré-visualizadas de forma adequada. Por fim, para armazenar de forma temporária as fotos, eles integraram 1 GB de memória RAM para não sobrecarregar a câmera na hora de processar as imagens.

Como você já deve imaginar, toda esta tecnologia não custa barato. Quando o Phase One IQ180 for lançado, em abril, ele chegará ao mercado com o preço de US$ 43,990, torna-o proibitivo para a maioria dos usuários (amadores e profissionais). Mas, se o seu saldo bancário está baixo, e se você tem paciência para esperar até o meio do ano, fique sabendo que a Phase One já prometeu outros dois modelos do sensor, em versões de 60,5MP e 40MP, que devem ter preços mais acessíveis.

Via Engadget.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares