Jogos de esporte

27/01/2011 11h50 - Atualizado em 14/07/2011 07h05

Preview: Mario Sports Mix leva os personagens para as quadras de esporte

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Quando a Nintendo retomou o relacionamento com a Square Enix, a sensação não era bem de um namoro reatado às mil maravilhas, a desconfiança de traição estava por toda parte. Desse relacionamento surgiram séries que falharam em cumprir sua função, como Final Fantasy Crystal Chronicles.

Porém, nem todos os momentos foram desagradáveis e também houve Mario Hoops 3-on-3, um jogo de basquete para o Nintendo DS com uma mecânica de toque interessante. Agora expandindo essa idéia, chegará mais um produto dessa parceria, Mario Sports Mix, previsto para ser lançado dia 7 de Fevereiro de 2011.

mario sports mix (Foto: Divulgação)Mario Sports Mix (Foto: Divulgação)

A série de esportes do Mario não é desconhecida aos jogadores casuais, vindo desde o tradicional Mario Kart, passando por Mario Golf e Mario Tennis, e por fim chegando a Mario Super Sluggers (Baseball) e Mario Strikers Charged (Futebol).

Enquanto estes dois últimos tiveram versões no Wii, a saída da Camelot, empresa desenvolvedora de Mario Golf e Mario Tennis, deixou o Wii sem encarnações desses esportes. Havia ainda a dúvida se os usuários já não estavam satisfeitos o bastante com as modalidades esportivas apresentadas em Wii Sports.

Então a Square Enix tomou um caminho diferente, oferecer esportes que ainda não estavam disponíveis para a turma do Mario. Mario Sports Mix mistura Basquete, Hóquei, Queimada e Vôlei em um único pacote.

mario sports mix (Foto: Divulgação)Mario Sports Mix (Foto: Divulgação)

Que venha o Multiplayer

A principal motivação para se adquirir jogos das séries paralelas de Mario não é segredo pra ninguém, multiplayer pro resto da vida. Se você vai receber amigos no final de semana, a solução é uma só, uma partida de Mario Kart, Mario Party, ou algum semelhante.

Quatro jogadores podem se enfrentar em multiplayer local e infelizmente só dois através do multiplayer online. Cada esporte permite que você escolha jogar 2 vs 2 ou 3 vs 3, com doze personagens da turma do encanador para escolher.

E um dos motivos pelo qual o multiplayer desses jogos é tão popular permanece nesse pacote, a bagunça. São itens, quadras com armadilhas, golpes especiais e distorções das regras do esporte que garantirão muitas injustiças e casos inusitados resultando em estouros de risos dos amigos.

Jogadores menos habilidosos gostam de pensar que podem vencer um jogador um pouco mais experiente se tiverem mais sorte que ele. Não há espaço para Antidoping nos jogos de Mario, abuse dos cogumelos.

mario sports mix (Foto: Divulgação)Mario Sports Mix (Foto: Divulgação)

Analisando as modalidades

Verdade seja dita, a Square Enix tem mais experiência com jogos de RPG do que qualquer coisa que envolva alguma ação, então há uma pontinha de preocupação se ela dará conta de desenvolver Sports Mix. Digamos que o jogo parece estar meio a meio.

O Basquete não aparenta estar tão bom, com controles que dão a impressão de estarem um pouco duros. Talvez tenham se preocupado demais em trazer uma versão console de Mario Hoops 3-on-3 do Nintendo DS. O jogo de Queimada parece deslocado e estranho, talvez sendo o tapa buraco da coletânea.

A modalidade de Hockey parece estar funcionando bem, também um pouco dura como o Basquete, mas dá a impressão que a patinação torna a movimentação mais suave, além da busca por gols sofrer menos intervenções que as cestas, nas quais os personagens pulam de um lado pro outro tentando impedir o ataque.

mario sports mix (Foto: Divulgação)mario sports mix (Foto: Divulgação)

Surpreendentemente, quem parece estar puxando o desfile é o jogo de Vôlei. Não é um esporte que se vê muito nos videogames e é difícil lembrar de algum mais recente, tirando Beach Spikers pro GameCube. O cavalo azarão acaba por ser o que melhor paga as apostas, mostrando um jogo rápido e que parece divertido, especialmente com jogadores humanos.

Apesar de alguns esportes não parecerem estar no mesmo nível que a Nintendo costuma fazer seus jogos, com certeza a importância dos defeitos é inversamente proporcional ao número de amigos jogando.

Por se tratar de um pacote contendo quatro esportes diferentes, até que Mario Sports Mix oferece um bom negócio pro jogador, já que seria difícil achar alguém que não gostasse de nenhum game baseado no bigodudo da Nintendo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares