Tablet

27/01/2011 14h18 - Atualizado em 14/07/2011 07h05

Sony Ericsson Xperia Play: Um preview do novo PlayStation Phone

Allan Melo
por
Da redação

Depois de tantos rumores, notícias soltas e fotos de protótipos do Sony Ericsson Xperia Play - conhecido informalmente como "PlayStation Phone" -, finalmente um modelo caiu nas mãos de um blogueiro especialista em smartphones e gadgets.

O teste foi feito pelo editor-colaborador do portal de tecnologia Engadget Richard Lai, que dissecou o Android (para ser mais exato, a versão 2.3 Gingerbread), sanando todas as dúvidas dos fãs do console, ansiosos pelo anúncio oficial do lançamento do PSPhone. Confira os detalhes do preview.

Sony Ericsson Xperia Play (Foto: Engadget)Sony Ericsson Xperia Play (Foto: Richard Lai/Engadget)

Hardware

O smartphone possui uma tela LCD touchscreen de 4 polegadas com resolução 854x480 que, segundo Lai, tem um bom desempenho na reprodução de cores e um bom ângulo de visualização. Segundo rumores (dos quais ele não pode confirmar), essa tela possui tecnologia Bravia, otimizando-a para a visualização de vídeos.

Outro detalhe não confirmado é o chipset usado no Xperia Play, mas o mais provável é que realmente tenham usado chips Qualcomm MSM8655. Por outro lado, o menu de informações sobre o telefone revela o uso de um processador Core de 1Ghz com 512 Mb de memória RAM e processador gráfico Adreno 205 - o mesmo utilizado no HTC Desire HD e no Xperia Arc (ainda a ser lançado).

Compatível com a tecnologia HSDPA (conhecida como 3,5G), o PlayStation Phone vem com o 'trio Android de conectividade' Bluetooth, GPS e Wi-Fi. O chip usado para isso é um Broadcom BCM 4329, compatível com o padrão wireless 802.11n, além de vir com transmissor FM.

Além disso, segundo Richard Lai, a bateria de 1500mAh é a mesma usada no X10, capaz de aguentar tranquilo um dia de uso 'normal' com conexão 3G ativa e algumas fotos tiradas ao acaso; e sua montagem permite a troca do cartão SIM ou do microSD sem problema.

Lateral com os botões L & R do controle (Foto: Engadget)Lateral com os botões L & R do controle (Foto: Richard Lai/Engadget)

Design

A Sony resolveu manter aqueles mesmos botões de função do Android usados no Xperia X1, contrariando a tendência geral de deixá-los no touchscreen. Por outro lado, os botões físicos realmente podem ter sido uma boa opção, e por ser necessário pressioná-los, um esbarrão acidental não atrapalhará o jogador durante o seu uso.

No lado direito do telefone, na lateral, há dois botões grandes (um em cima e outro embaixo) que, ao puxar o controle retrátil, relevam suas funções de "L & R", assim como nos controles do videogame. Já na lateral superior, dois pequenos altofalantes próximos ao botão de energia e do microUSB dão uma boa (boa mesmo) potência às músicas e efeitos dos jogos.

O controle retrátil do Sony Ericsson Xperia Play segue o mesmo design do controle do PlayStation, e leva o mesmo estilo slide do PSP Go. Nele, dois pads localizados entre os botões direcionais e de comandos de jogo servem como pequenos Dual-Shock's para os games (além de servirem como pads no Android).

E antes de falar da sua potente câmera, um pequeno detalhe abaixo dos LEDs do flash chama atenção: Um pequeno buraco com a indicação de "2nd mic" que, assim como no Nexus One, é usado para o cancelamento de ruído ambiente.

Câmera

Sua câmera de 5MP com foco automático e flash LED foi capaz de tirar "fotos nítidas, com cores vibrantes (avermelhadas, embora seja um pouco forte), e com um macro de alta qualidade", disse Lai. Nas fotos noturnas, no entanto, ele declarou algumas dificuldades com a função de "clique para focar" (onde o seu dedo estiver posicionado, na tela, é onde a câmera focará), e o auto-foco não reconheceu bem o ambiente. O pior para ele, no entanto, é que não é possível gravar vídeos em 790p - o máximo é de 800 x480. Mas tá bom, não?

Detalhe da câmera, do chip SIM, da entrada microSD e do 2º microfone (Foto: Engadget)Detalhe da câmera, do chip SIM, da entrada microSD e do 2º microfone (Foto: Engadget)

Software

Nas palavras de Lai, "usei o Xperia Play como meu principal telefone por alguns dias, e para nossa surpresa, ele foi bem tranquilo e bastante estável na maior parte do tempo". A menção de surpresa, como cita no decorrer do texto, é por conta do 'pesadelo' que ele teve ao testar o X10.

Não há muito o que falar do software - é o Android 2.3. Função de hotspot Wi-Fi, novos ícones de status, nova ferramenta de seleção de texto, e o visual diferenciado. Mas as poucas mudanças na interface, feitas pela Sony, trouxeram algumas pequenas melhorias.

O Timescape - widget que faz uma linha do tempo com todas as suas ligações, e-mails, mensagens,... - continua lá torrando memória, mas ele pode ser desabilitado. Além disso, a Sony optou por manter o player de música original do Android, ao invés de usar um aplicativo próprio, como feitos nos outros modelos.

No desempenho, o telefone se saiu muito bem ao reproduzir um vídeo em HP 720p, mas o telefone não reconhece as extensões AVI ou MKV.

A interface do Xperia Play com o Timescape habilitado (Foto: Engadget)A interface do Xperia Play com o Timescape habilitado (Foto: Engadget)

O 'desktop' vem vários apps e recursos para melhorar a performance e usabilidade do telefone, tal como o movimento de pinça na tela principal, que reúne todos os widgets em uma tela só. Outra coisa legal é a organização do menu de aplicativos, que podem ser arrumados por nome, por frequência de uso e por data de instalação.

Entre os aplicativos, um mistério: o PlayStation Pocket. Segundo Lai, aparentemente a ferramenta apenas gerencia os jogos baixados. "Mas, e como conseguimos baixar os jogos?", brinca. Em sua suposição, aparentemente haverá uma loja de aplicativos dedicada apenas para os games do Xperia Play.

Na fome de experimentar algum jogo (função que estava desabilitada no protótipo), o editor da Engadget acabou baixando os emuladores de PlayStation e de GameBoy (oi?) no Android Market, testando-o na marra. Resultado: Rodando Ridge Racer Revolution, Tony Hawk's Pro Skater 4, Gundam Battle Assault 2, e Super Mario Bros. 4, o Sony Ericsson Xperia Play rodaram perfeitamente.

Tony Hawk's Pro Skater 4 emulado no Xperia Play (Foto: Engadget)Tony Hawk's Pro Skater 4 emulado no Xperia Play (Foto: Engadget)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares