Plataformas online

27/01/2011 12h57 - Atualizado em 14/07/2011 07h05

Top 10: Os melhores jogos exclusivos para Wii Ware

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Para um videogame com uma proposta de diferenciação, o Nintendo Wii não recebe tantos jogos com ambições revolucionárias quanto deveria. O controle de movimento constantemente é mal usado ou ignorado.

Numa indústria onde cão come cão, nenhuma empresa quer arriscar demais e tomar prejuízos, então a rede de distribuição digital da Nintendo, o Wii Ware, se torna o perfeito playground para experimentar idéias novas com custos baixos.

10 - Final Fantasy Crystal Chronicles: My Life as a King

final fantasy wii (Foto: Divulgação)Final Fantasy Crystal Chronicles (Foto: Divulgação)

Por falar em idéias novas, diferente das tradicionais aventuras e RPGs da série Final Fantasy, esse episódio do Nintendo Wii é um jogo de simulação, onde o jogador assume o papel do rei e constrói sua cidade, cuidando dos desejos dos habitantes e recrutando heróis para defendê-la.

Sem surpresas, My Life as a King garante seu espaço na lista. Apesar de ser um dos primeiros jogos que chegou à rede da Nintendo, em uma parceria com a Square Enix, o jogo transbordava qualidade suficiente para competir com os de hoje. Desbancando LostWinds como o primeiro jogo essencial na época do lançamento do Wii Ware.

Apesar do jogo ser um pouco curto, é incrivelmente divertido e muitas pessoas ficaram grudadas na tela durante a madrugada do dia de lançamento, viciadas em seu pequeno simulacro.

9 - Bit.Trip Runner

nintendo wii (Foto: Divulgação)Bit Trip Runner (Foto: Divulgação)

A série Bit.Trip é um verdadeiro tributo aos tempos do Atari, com estilo gráfico que lembra os jogos de antigamente e ao mesmo tempo os utiliza para mostrar uma explosão de coisas na tela.

É um pouco difícil explicar como isso ocorre. A série Bit.Trip é toda sobre ritmo e música, onde cada ação que você toma gera um som e em sequência vai sendo construída uma música. Dependendo da sua performance todo o resto do jogo vai ficando mais animado ou mais morto.

Em Bit.Trip Runner seu personagem sai correndo sem freios e você só tem as opções de pular e escorregar para desviar de obstáculos, enquanto tenta pegar itens e manter sua sequência de sons. Há claras referências aos jogos clássicos da época, como Pitfall.

Outro jogo da série que poderia estar nessa posição é Bit.Trip Beat, que é como uma versão ritmada de Pong, a preferência entre Runner e Beat vai de cada jogador.

8 - Strong Bad’s Cool Game for Attractive People Episode 5

nintendo wii (Foto: Divulgação)Strong Bad´s - Episode 5 (Foto: Divulgação)

Strong Bad é um personagem de uma série de humor chamada Homestar Runner que acabou por ganhar sua própria série de aventuras no Wii. Note que o próprio título já traz uma piada, além de ser enorme, traduzindo-se para algo como: “Jogo do Strong Bad para Pessoas Legais e Atraentes”.

O personagem é uma espécie de “luchador” mexicano aficcionado por videogames que responde e-mails de fãs de maneiras engraçadas e se mete em confusões normalmente tentando estragar a vida dos outros personagens, um verdadeiro espírito de porco.

Toda a ação acontece no estilo aventura de apontar e clicar já conhecido da Telltale, usado em jogos como Sam & Max, Back to the Future, Tales of Monkey Island, entre outros. Esse estilo funciona especialmente bem com as sagazes piadas da série e oferece uma boa sessão de risadas.

A série teve cinco episódios, sendo quatro deles tradicionais, por assim dizer. O quinto explora exatamente o lado de jogador de videogame de Strong Bad. Cada episódio tinha um jogo escondido, bem simples e divertido, lembrando jogos do Atari. No episódio final da saga ele utiliza todos esses personagens dos antigos episódios a seu favor, como se fossem Pokémons.

7 - Strong Bad’s Cool Game for Attractive People Episode 4

nintendo wii (Foto: Divulgação)Strong Bad´s - Episode 4 (Foto: Divulgação)

Normalmente não se coloca dois episódios de uma mesma série em um Top 10, já que somente um já a representaria bem. Mas é fácil notar algo estranho no título do jogo, um subtítulo dentro do subtítulo.

Pegue o humor dos outros episódios da série, pegue a turma de Strong Bad e agora imagine que eles resolveram fazer um filme caseiro. Dangeresque 3: The Criminal, é uma tentativa de Strong Bad fazer um filme trash usando seus próprios amigos como elenco e muito papelão como efeito especial.

O episódio consegue se diferenciar o bastante da série pra merecer um espaço especial, sendo o mais divertido de todos.

6 - And Yet It Moves

nintendo wii (Foto: Divulgação)And Yet it Moves (Foto: Divulgação)

Um boneco de papel tentando voltar para a folha de onde foi rasgado. Parece simples, mas as mecânicas envolvidas em And Yet it Moves o tornam um daqueles jogos onde não se espera as consequências das suas ações.

Sempre que se vira o controle, todo o mundo gira em torno do jogador e tudo que parecia controlado e previsível toma outro contexto através da física e resolução de quebra-cabeças.

O jogo tem um estilo artístico onde todos os gráficos são compostos por pedaços de papel rasgados com fotos de fundo para eles, misturando ora fotos, ora efeitos feitos com papel picotado.

5 - Bomberman Blast

nintendo wii (Foto: Divulgação)Bomberman Blast (Foto: Divulgação)

Diz-se que Bomberman é Bomberman e vice e versa, pois nunca no mundo houve um jogo Multiplayer tão viciante. A simples premissa de um Bomberman com suporte online é suficiente para justificar a presença, e em alta posição, do jogo nesta lista.

Bomberman é um clássico jogo multiplayer que alia habilidade, reflexos e muita malandragem para tentar explodir seus oponentes antes que eles façam o mesmo com você. Vários jogadores se reunem em uma pequena arena e começam a destruir seu caminho, planejando o que vão fazer quando estiverem perto o bastante para destruir um ao outro.

A principal vantagem da versão do Nintendo Wii é que finalmente há suporte para combates online, já que a série sempre foi mais conhecida por se manter offline. Outras versões já apresentaram online antes, mas não com tanta facilidade.

4 - NyxQuest: Kindred Spirits

nintendo wii (Foto: Divulgação)NyxQuest (Foto: Divulgação)

A história de Nyx Quest foi realmente uma surpresa, proveniente da desconhecida Over The Top Games, em Madri, mostrando que o estúdio tem um incrível talento para criar jogos interessantes, emotivos e criativos na medida certa.

Nyx é uma deusa alada que acaba ficando amiga demais de Ícaro, fazendo com que algum Deus insatisfeito ponha um fim nessa relação de maneira drástica. Os tradicionais dramas da Mitologia Grega na sua casa.

Com a ajuda de outros Deuses, ela tenta se reencontrar com Ícaro, utilizando vários poderes diferentes utilizando o Wii Remote movendo objetos, manipulando o vento, entre tantos outros.

Impressiona muito a leveza do jogo, tanto no ato de jogar como no design preciso, dosando sempre dificuldade, novidades e desafio. NyxQuest merece lugar de destaque na coleção.

3 - Cave Story

nintendo wii (Foto: Divulgação)Cave Story (Foto: Divulgação)

Inicialmente concebido como um jogo independente gratuito, Cave Story recebeu sua versão Wii Ware com setores técnicos aprimorados e novos modos de jogo. Confiando em uma roupagem clássica que lembra algo entre os 8 e 16 Bits.

O jogo se foca em extremos estouros frenéticos de ação aliados a um pouco de exploração que lembra a boa e velha série Metroid. Mas diferente de Samus, a ação funciona de maneira bem arcade, onde se você for atingido a qualidade da sua arma pode cair drasticamente.

Curiosamente, apesar de você estar pagando justamente pelo visual atualizado, há a opção de alterar os gráficos para a versão mais simples do Cave Story original.


2 - LostWinds: Winter of the Melodias

nintendo wii (Foto: Divulgação)LostWinds (Foto: Divulgação)

Quando LostWinds foi anunciado, era facilmente a menina dos olhos do Wii Ware, mas o lançamento se aproximou e todo o seu potencial não foi realizado, para não mencionar como Final Fantasy Crystal Chronicles: My Life as a King se provou melhor do que o esperado.

Mas quem está rindo agora? Winter of Melodias cuidou com carinho de todos os problemas do original, tornando-se uma sequência perfeita. O pequeno garoto Toku tem que mais uma vez usar os poderes do espírito do vento, Enril para encerrar o inverno sem fim.

Além de trazer tudo que deu certo no primeiro, o jogo ainda utiliza um sistema no qual o jogador pode alterar as estações através do espírito das estações, Sonté, mudando assim o cenário e a forma como se interage com ele.

Muito do LostWinds original parece ter inspirado jogos como NyxQuest, e ele mantém sua posição pelos usos mais criativos e divertidos da jogabilidade.


1 - World of Goo

nintendo wii (Foto: Divulgação)World of Goo (Foto: Divulgação)

Nenhuma surpresa, World of Goo coroa a lista do Wii, assim como figura entre os principais jogos os outros consoles, exibindo notas invejáveis e angariando prêmios por onde passa.

Em World of Goo você tem um desafio simples, levar um bando de bolhas para o final da fase. Para tanto, algumas ficam para trás, construindo ou fixando estruturas que levarão as sobreviventes ao seu destino.

Não é difícil saber por que o jogo agrada tanto. Utilizando a física para montar estruturas com a facilidade de um “clique”, grudando as criaturinhas nas paredes e tetos para dar sustentação e torcer para que o peso delas não bote tudo a perder, é fácil perder horas se divertindo com as várias possibilidades de se resolver uma mesma fase. Sem sombra de dúvida é o jogo mais viciante e divertido do Wii Ware.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elias Maia
    2011-11-21T20:30:21

    Bem legal essa lista, só incluiria ai o ExciteBike World Rally. Mas é questão de gosto! ;)

  • Tiago Motta
    2011-01-28T00:53:37

    World of goo é muito bom! Nunca joguei no Wii, só no PC mesmo, mas pretendo baixar no Wii assim que zerar mario galaxy 2.