Tablet

14/01/2011 19h47 - Atualizado em 14/07/2011 07h06

Transforme seu N8 num media player com o Nokia Tela Grande

Marcelo Barros
por
Para o TechTudo

O ano começou bem para quem comprou um Nokia N8. Culpa da própria Nokia, que vem tentando criar atrativos para que o público não desista do sistema operacional de seus celulares, o Symbian, considerado pelos fãs de tecnologia "um sistema parado no tempo".

O motivo da comemoração é o lançamento do aplicativo Nokia Big Screen ou Nokia Tela Grande, como foi batizado em português. Até o presente momento, usuários da série N da Nokia já estavam acostumados a ver a tela dos celulares projetada na TV, usando cabos do tipo AV (áudio e vídeo) disponíveis em modelos mais antigos, como o N95.

Novo Nokia Tela Grande, para celulares Nokia N8 (Foto: Reprodução)Novo Nokia Tela Grande, para celulares Nokia N8 (Foto: Reprodução)

No entanto, a combinação N8 e saída HDMI mereciam um tratamento especial, e foi justamente o que o aplicativo Tela Grande passou a oferecer para os usuários. Ao invés de apenas projetar a tela atual do smartphone na TV, o Tela Grande cria uma nova interface através da porta HDMI com um tocador de mídia (media player) para suas fotos, vídeos e músicas, em alta resolução.

A tela do aparelho, por sua vez, passa a ser somente um controle remoto simples, com alguns botões. No vídeo a seguir, do site Nokia Beta Labs, é possível compreender melhor como isto tudo funciona.

Como é necessária a conexão do aparelho através do cabo HDMI, foi adicionado também o suporte para controle remoto via bluetooth. Em especial, se você possui um controle do Nintendo Wii ou um teclado sem fio bluetooth, poderá controlar o seu novo media player remotamente. Mais detalhes sobre dispositivos suportados e como conectar podem ser encontrados no site Beta Labs.

Uma outra característica bem importante adicionada foi o suporte a legendas para vídeos (formato .srt) e letra de músicas (formato .lrc), algo que o player nativo do N8 não tem. Finalmente, uma vez instalado o aplicativo, basta conectar o cabo HDMI para que ele seja executado automaticamente, sem nenhuma ação adicional.

A única coisa que pode faltar agora para a parte multimídia do N8 é bateria. Boa diversão!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares